Banner Portal
Kit didático “da rocha ao grão” ... de areia
PDF

Palavras-chave

Ensino de geologia. Ciclo sedimentar. Recurso didático

Como Citar

BOUROTTE, Christine Laure Marie; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; DULEBA, Wania; ARAMAQUI, Gabriela Tieme; CAMPOS, Larissa Gracielle Dellisa; VIANA, Patricia Junia. Kit didático “da rocha ao grão” ... de areia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 298–304, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637345. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A areia, como outros sedimentos inconsolidados, é o produto de uma importante etapa do ciclo das rochas, e seus processos de formação e acumulação, associados à dinâmica externa da Terra, são facilmente observáveis em vários cenários naturais (praias, dunas, rios, lagos). Cada grão de areia tem uma história que pode ser revelada por meio da investigação de suas propriedades, em diferentes escalas de observação e com diferentes ferramentas de análise. Neste trabalho foi elaborado um kit didático com amostras de rochas, minerais e sedimentos (areias) de diferentes localidades do Brasil e do mundo acompanhadas de fichas de atividades e conceitos teóricos. O material está sendo apresentado para professores do Ensino Fundamental e até o momento, foi positivamente avaliado.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637345
PDF

Referências

Carneiro, C.D.R., Toledo, M.C.M. de, Almeida, F.F.M. de. 2004. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Rev. Bras. Geoc. 34(4):553-560.

Caron J.M., Gauthier A., Lardeaux J.M., Schaaf A., Ulysse J., Wozniak J. 2003. Comprendre et enseigner la planète Terre. 2 ed. s.l., Ed. Ophrys. 303 p.

Corte M.M.A., Figueiredo R.L. 2009. Como construir um currículo a partir de uma abordagem ambiental do ciclo da areia? In: Simp. Pesq. Ens. Hist. Ciências da Terra, 2, e Simp. Nac. Ens. Geol., 4, São Paulo, 4-8.11.2009. Anais... São Paulo, IGc-USP / IG-Unicamp. p 282-287. (CD-ROM).

Imbernon R.A.L., Toledo M.C.M. de, Honorio K.M., Tufaile A.P.B., Vargas R.R.S., Campana P.T., Falconi S., Infante-Malachias M.E. 2009. Experimentação e interatividade (Hand ́s on) no ensino de ciências: a prática na práxis pedagógica. Experiências em Ensino de Ciências 4(1):79-89.

Mattauer M. 1998. Ce que disent les pierres. Ed. Belin, France. 144 p. (Col. Pour la Science).

Melo D.J., Bastos, A.C.F., Rodrigues V.M.C., Monção V.M., 2007. Desenvolvimento de Atividade Lúdica para o Auxílio do Ensino e Divulgação Científica da Paleontologia. An. Inst. Geoc. UFRJ, 30(1):73-76.

Michel F. 2005. Roches et paysages, Reflets de l ́histoire de la Terre. Ed. Belin/BRGM, France. 255p. (Col. Biliothèque Scientifique).

Prost A. 1999. La Terre. 50 expériences pour découvrir notre planète. Ed. Belin, France. 128p. Secretaria Municipal de Educação 2007. Orientações Curriculares e proposições de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental II: Ciclo II: Ciências Naturais. SME/DOT, São Paulo, 160 p.

Souza A.R.G., Bacha A., Trepador G.R.R. 2009. O ciclo da areia na perspectiva da comunidade: uma das fases do processo de elaboração de uma inovação curricular apoiada nas Ciências do Sistema Terra.In: Simp. Pesq. Ens. Hist. Ciências da Terra, 2, e Simp. Nac. Ens. Geol. Brasil, 4, São Paulo, 4-8.11.2009. Anais... São Paulo, IGc-USP / IG-Unicamp. p 323-330. (CD-ROM).

Toledo M.C.M. de. 2005. Geociências no Ensino Médio Brasileiro. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geologia USP Publ. Esp., 3:31-44.

Trompette R. 2003. La Terre. Une planète singulière. Ed. Belin, France. 304p.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.