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À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário
Meandros ativos e meandros abandonados em vista aérea de afluente do Rio Tocantins, região entre Estreito e Carolina, Maranhão.
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Palavras-chave

Educação ambiental. Rio Zêzere. Atividade de outdoor. Ensino primário.

Como Citar

TRACANA, Rosa Branca; LOPES, Ana; FARINHA, Ana Maria; FERREIRA, Maria Eduarda. À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 477–486, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i4.8649282. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8649282. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O bloco curricular À descoberta do ambiente natural, do 4º ano de escolaridade do ensino primário, abrange temáticas e/ou estratégias de outdoor learning. O ensino em contexto não formal é proporcionador de aprendizagens significativas que podem desenvolver atitudes e valores de respeito para e/ou preservação da natureza e sensibilização para os aspetos estéticos do ambiente. O meio natural necessita que a educação ambiental desencadeie sentimentos ecocêntricos nas nossas crianças, de modo a que cesse a perspetiva antropocêntrica em relação ao meio ambiente. Assim, tomando como problema de investigação perceber se estas crianças do ensino primário conheciam o recurso natural do meio onde residem, o rio Zêzere, desenvolvemos um estudo qualitatito/quantitativo, por questionário. Face aos resultatos obtidos construímos e validámos um recurso didático, um guião, cuja finalidade é a descoberta deste recurso natural através de uma atividade de outdoor

https://doi.org/10.20396/td.v14i4.8649282
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