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Formação de espeleotemas de sal como proposta de conscientização ambiental por meio da educação não formal em Geociências
Meandros ativos e meandros abandonados em vista aérea de afluente do Rio Tocantins, região entre Estreito e Carolina, Maranhão.
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Palavras-chave

Introdução a cavernas. Formação de espeleotemas. Tipos de espeleotemas. Dióxido de carbono. Ácido carbônico.

Como Citar

STUMPF, Cintia F.; RIBEIRO, Tulio Gabriel R. Formação de espeleotemas de sal como proposta de conscientização ambiental por meio da educação não formal em Geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 445–454, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i4.8654195. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654195. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

No ensino tradicional brasileiro prevalecem métodos de abordagem formal dos conhecimentos teóricos por meio de livros e apostilas. Novas tecnologias e inovações vem ganhando espaço dentro das escolas para cativar a atenção do aluno atual. Através de uma abordagem multidisciplinar e baseando-se na conexão do ensino formal com o mundo real e a natureza, o presente trabalho visa divulgar, em português, uma proposta conhecida de experimento prático sobre criação de espeleotemas de sal, buscando conceitos geológicos vinculados a espeleologia. Esta proposta colabora para que os estudantes se engajem nas ciências da natureza, além de incentivar um pensamento científico no sentido de montagem e observação de experiência prática, trabalhando qualidades científicas de observação e descrição. O experimento representa a criação de um modelo teórico de formação de espeleotemas, e introduz de forma adequada os conceitos de formação deste tipo de rocha, ajudando os alunos a construírem um quadro conceitual que pode ser aplicado em diversos tópicos no futuro, seja relativo à geologia, às ciências do clima, ou às implicações ambientais. A abordagem experimental do ensino em geociências produz uma experiência de aprendizagem para os alunos. A criação de espeleotemas de sal pode servir como base para alunos começarem a conectar conceitos intrínsecos da ciência geológica como tempo, espaço e lugar.
https://doi.org/10.20396/td.v14i4.8654195
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