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Uso de software de projeção estereográfica como recurso para a aprendizagem significativa em um curso de Engenharia de Petróleo e Gás
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Visualização tridimensional
Geologia estrutural
Tecnologia educacional.

Como Citar

SIMAS, Joemes de Lima; MIGUEL , Gisele Francelino. Uso de software de projeção estereográfica como recurso para a aprendizagem significativa em um curso de Engenharia de Petróleo e Gás. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019045, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8657549. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657549. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A proposta desse trabalho foi aprimorar o ensino do conteúdo de projeção estereográfica aplicado na disciplina de Modelagem Geológica de Reservatórios, no curso de Engenharia de Petróleo e Gás, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Devido à natureza tridimensional das estruturas geológicas, exige-se dos estudantes uma alta capacidade de visualização espacial para interpretação dos estratos rochosos. Neste contexto, a projeção estereográfica é uma técnica que permite a manipulação e interpretação destes dados em uma superfície bidimensional. Trabalhos recentes mostram que a combinação de técnicas manuais e computacionais ajudam a desenvolver habilidades de visualização tridimensional ao mesmo tempo que promove a aprendizagem significativa, já que a combinação de métodos tradicionais e tecnológicos podem criar um ambiente de aprendizagem motivador, investigativo e prazeroso.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657549
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