Banner Portal
Reflexões sobre o termo "geolodáctica"
PDF

Palavras-chave

Etimologia
Didatica da geologia
Didatica das ciencias da terra
Discussão

Como Citar

SELLÉS-MARTÍNEZ, José. Reflexões sobre o termo "geolodáctica". Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021044, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8665817. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8665817. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Discute-se a correção etimológica, a amplitude de sentido e a necessidade de introduzir a palavra “geolodáctica” no jargão profissional e conclui-se que: a) é incorreta na sua construção; b) atribui-se-lhe um significado considerado excessivo na medida em que os âmbitos propostos; c) é desnecessária, visto que existe a possibilidade de eliminar a ambiguidade que o prefixo “geo” apresenta por não distinguir entre a sua referência à Geologia ou à Geografia, quando se utiliza a expressão “Didática da Geologia”, de forma semelhante ou da mesma forma com que outras didáticas específicas são referidas. Considera-se também necessário manter o uso da expressão “didática das Ciências da Terra” no que se refere ao ensino de conhecimentos de Geologia, Geografia e Ciências Atmosféricas e Oceânicas reunidos sob essa denominação nos conteúdos curriculares da educação escolar em muitos países.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665817
PDF

Referências

Lacreu, H. L. (2012). Raíces políticas del analfabetismo geológico. XVII Simposio sobre Enseñanza de la Geología. Comunicaciones: 91-99, Huelva, España.

Lacreu, H. L. (2014). Aciertos, distorsiones y falacias en la enseñanza de las ciencias naturales de la educación secundaria obligatoria de Argentina. Terræ Didatica, 10(3), 217-226. Campinas, Brasil. doi: 10.20396/td.v10i3.8637323.

Lacreu, H. L. (2015). Geociencias para la formación ciudadana. XIV Congreso Geológico Chi¬leno, Actas:469-472. La Serena, Chile. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317721970_Geociencias_para_la_formacion_ciudadana. Acceso em: 11.04.2021

Lacreu, H. L. (2017a). Desafíos de la Alfabetización Geo¬lógica. XX Congreso Geológico Argentino, Actas: 20-24, Tucumán, Argentina. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328792664_Desafios_de_la_Alfabetizacion_Geologica. Acceso em: 11.04.2021.

Lacreu, H. L. (2017b). El paisaje geológico en la enseñanza de las Geociencias: ¿es un recurso didáctico, es un objeto de estudio o ambas cosas a vez? Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 25(3), 310-318. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/330136. Acceso em: 25.05.2021.

Lacreu, H. L. (2017c). The Social Sense of Geological Literacy, In: Peppoloni, S., Di Capua, G., Bobrowsky, P. T., & Cronin, V. (Eds.). Geoethics at the heart of all geosciences. Annals of Geophysics, 60(Fast Track 7). doi: 10.4401/ag-7558.

Lacreu, H. L. (2019). Geolodáctica, desafíos para renovar la enseñanza de la Geología. Terræ Didatica, 15, 1-11, e19017. doi: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654666.

Lacreu, H. L. (2020a). Geolodáctica para el estudio del paisaje natal. Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales, 102, 47-54.

Lacreu, H. L. (2020b). Introducción a la Clínica Geolodáctica. San Luis, Argentina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L-702Tj6Kn4. Acceso em: 11.04.2021.

RAE (sin fecha). Tecnicismos, neologismos y extranjerismos en el español. Real Academia Española de la Lengua https://www.rae.es/sites/default/files/TecnicismosNeologismosExtranjerismos.pdf. Acceso 31.10.2021.

Wikipedia (2021). Neologismo.Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Neologismo. Acceso em: 11.04.2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.