Using an electronic dictionary to understand foreign language texts

Autores

  • Vilson J. Leffa IEL/Unicamp

Resumo

O trabalho resume pesquisas feitas pelo autor (Leffa, 1991; Leffa, 1992a, Leffa, 1992b) sobre o uso de um dicionário eletrônico elaborado para facilitar a compreensão de textos em língua extrangeira por alunos de nível básico e pré-intermediário. No primeiro estudo, alunos iniciantes do Curso de Letras traduziram textos autênticos da língua inglesa usando o dicionário eletrônico e um dicionário bilingüe tradicional. Os resultados desse estudo mostraram que o dicionário eletrônico proporcionou uma leitura mais rápida emelhor compreensão dos textos, tornando-os compreensíveis para sujeitos com nível de conhecimento básico da língua. No segundo estudo, alunos de graduação, matriculados em inglês Instrumental, usaram o dicionário eletrônico durante dosi meses para a leitura de textos mais extensos na área da Informática. Um questionário de opinião aplicado a esses alunos mostrou uma atitude positiva em relação ao dicionário. As implicações teóricas da pesquisa para uma teoria da aquisição da língua estrangeira baseada na compreensão são apresentadas e debatidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

LEFFA, V. J. Using an electronic dictionary to understand foreign language texts. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 21, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639203. Acesso em: 27 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos