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Concepções de linguagem discursivizadas por licenciandos em um curso de graduação le letras na educação a distância
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Palavras-chave

Concepções de linguagem. Formação inicial de professor. EaD

Como Citar

ROHLING, Nívea; RODRIGUES, Rosângela Hammes. Concepções de linguagem discursivizadas por licenciandos em um curso de graduação le letras na educação a distância. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 54, n. 2, p. 267–301, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8641531. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta análise dos discursos de licenciandos em Letras – Português de um curso de Graduação na modalidade EaD, de uma universidade pública federal do sul do Brasil, no que se refere às suas concepções de linguagem. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos nos seus respectivos polos de apoio de ensino presencial. No tocante às concepções de linguagem discursivizadas pelos sujeitos da pesquisa, os dados apontam para: a) a reenunciação de uma concepção de linguagem que concebe a língua como única/homogênea; b) a reenunciação da noção de variação linguística; e c) a ausência discursiva no que se refere à concepção de linguagem como interação. Esses resultados demonstram um descompasso entre a formação docente inicial e o que se espera em termos de formação de professores previsto pelos documentos oficiais de ensino, nos quais o trabalho com as práticas de escuta, leitura e produção textual estão assentadas em uma concepção interacionista da linguagem.
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