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Ensino de língua estrangeira para crianças – entre o todo e a parte – uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos
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Palavras-chave

Língua estrangeira para crianças. Crenças. Abordagem reflexiva

Como Citar

SCHEIFER, Camila Lawson. Ensino de língua estrangeira para crianças – entre o todo e a parte – uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 48, n. 2, p. 197–216, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645222. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

O presente trabalho busca compreender como funcionam as crenças de uma professora e de seus alunos acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças, em um contexto pedagógico específico. Para tanto, através de um empreendimento crítico-reflexivo, a professorapesquisadora parte de uma perspectiva sócio-histórica de linguagem e desenvolvimento psicológico humano, a partir da qual as crenças, enquanto construtos subjetivos, são analisadas e discutidas. O corpus foi recolhido em sala de aula, a partir de gêneros textuais específicos e constitutivos da função de professor e alunos. A análise revela que as crenças constituem-se mutuamente no e através do discurso, sendo influenciadas por diversos elementos que compõem o contexto de sala de aula. Os resultados, além de contribuírem para o entendimento do que sejam crenças e do papel que elas ocupam no ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras para crianças, sugerem o uso de abordagens reflexivas como uma alternativa para o desenvolvimento profissional do professor

ABSTRACT:

The present essay aims to understand how beliefs towards foreign language teaching and learning are constructed by both teacher and young students in a particular context. Engaged in a critical and reflective undertaking, the teacher-researcher develops the study from a socio-historical theory of language and human psychological development. Based on this theory, beliefs, as subjective constructs, are analysed and discussed. The corpus was collected in classroom, through textual genres that are specific of teacher’s and student‘s roles. The analysis reveals that beliefs are mutually constructed, in and through discourse, and are influenced by the different elements that are part of the classroom context. The results, besides their contributions to the comprehension of what a belief is and the role it plays in the process of teaching-learning a foreign language to young learners, suggest the use of reflective approaches as an alternative to teacher‘s professional development.

Keywords: foreign languages; children; beliefs; reflective approach

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