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Representações de poder em discursos político-educacionais e educacionais: em questão o ensino de inglês para crianças na internet
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Palavras-chave

Discurso. Representação. Inglês para crianças. Inglês na Internet

Como Citar

AMARANTE, Maria de Fátima. Representações de poder em discursos político-educacionais e educacionais: em questão o ensino de inglês para crianças na internet. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 48, n. 2, p. 217–227, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645223. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que objetiva mapear, em diversos discursos que abordam a educação a distância, as representações de poder. Aqui tomamos como objeto de análise discursos relacionados ao ensino/aprendizagem de inglês para crianças via Internet, neles buscando as inscrições, as marcas, os significantes que configuram novas práticas de significação que são social e discursivamente constituídas e, assim, permitem construir sentidos que alteram a (as)simetria das relações de poder. Adotamos, portanto, o conceito de discurso proposto em “A Arqueologia do Saber”, por Foucault (1969/1987, p.86), para quem o discurso é produtivo: não se limita a nomear coisas, mas também produz coisas, novos sentidos que têm efeito de verdade. Relacionamos, ainda, discurso e representação, pois ambos devem ser analisados enquanto táticas e estratégias de poder, já que é o poder que torna as coisas verdadeiras. Assim, realizamos uma pesquisa de base qualitativa, que inclui análise das condições de produção e da materialidade lingüística de discursos encontrados na Internet que abordam o ensino/aprendizagem de inglês para/ por crianças

ABSTRACT:

This paper presents part of a research which aims at maping power representations in several discourses which deal with Distance Education. Our object of study in this article are discourses which are somehow related to the issue of teaching/ learning English as a Foreign Language to/by children in the Internet, looking for the inscription, the marks, the significants that configure new signifying practices that are socially and discursively constituted and, thus, allow the constructions of meanings which alter the (as)symmetry of power relations. We adopt, therefore, the concept of discourse proposed by Foucault (1969/1987, p.86), for whom discourse is productive: it does not just name things, but also produces things, new meanings which have truth effects. We also relate discourse and representation, since both must be analyzed as power tactics and strategies, considering that it is power that turns things true. Thus, the research is qualitative, including the analysis of production conditions and linguistic materiality of discourses related to the teaching/learning of English for/ by children in the Internet.

Keywords: discourse; representation; English for children; English in the Internet.

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