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O afro-brasileiro e sua representação no livro didático de língua materna
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Palavras-chave

Afro-brasileiros. Livro-didático. Diversidade étnico-cultural

Como Citar

RIBEIRO, Giselle Rodrigues. O afro-brasileiro e sua representação no livro didático de língua materna. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 49, n. 1, p. 101–113, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645294. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste texto é considerar as facetas da inclusão do afrodescendente no livro didático determinadas pela seleção de textos sociais que integram este material pedagógico. Consideramos duas ocorrências textuais representativas de duas coleções didáticas de língua portuguesa, chegando à conclusão de que os afro-brasileiros são retratados nesse material escolar, porém a consideração de um afrodescendente fictício, produto do discurso social, como é o caso de personagens da literatura infanto-juvenil ou do folclore brasileiro, é o que realmente predomina.

ABSTRACT:

The aim of this article is to consider the social representation of Afro-Brazilians in the Portuguese Language school textbooks. After analyzing two significant textual occurrences, we noticed that the Afro-Brazilians are represented in this learning material. However, what really predominates in these textbooks is the consideration of a fictional Afro-Brazilian, constructed by the social discourse, like characters of literature books for children or of the folklore.

Keywords: Afro-Brazilian; textbook; ethnical and cultural plurality

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