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O interlocutor nas propostas de produção textual no livro didático
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Palavras-chave

Interlocutor. Produção textual. Interação. Livro didático

Como Citar

MENEGASSI, Renilson José. O interlocutor nas propostas de produção textual no livro didático. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 50, n. 1, p. 169–187, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645346. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa que teve como propósito analisar duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa, mais utilizadas atualmente na região Noroeste do Paraná, destacando, nas propostas de produção textual, a imagem e a influência do interlocutor no ato da escrita. Os resultados demonstram que somente uma coleção apresentou propostas de produção sem definição de interlocutores. Porém, o problema não se estabeleceu somente na falta do destinatário, sendo observado que a forte presença do interlocutor “professor e colega”, na imagem de avaliadores, acarreta dificuldades para a construção da escrita. Percebe-se que as coleções investigadas apresentam incoerência, no entanto, uma delas valoriza a interlocução, tentando eliminar a artificialidade da escrita; diferentemente, a segunda coleção não apresenta nenhum esforço para diminuir a imagem de avaliador do interlocutor.

ABSTRACT:

This research analyzes two collections of Portuguese language textbooks, extensively used in the northwestern region of the state of Paraná, Brazil, with special reference to the interlocutor’s image and influence in the writing act, within the context of textual production suggestions. Results show that only one collection presented text production suggestions without defining the interlocutors. The problem, however, is not due to the absence of the receiver since the dominant presence of the “teacher and colleague” interlocutor coupled with the evaluation image always brings about some difficulties in the construction of writing. Although incoherence is found in both collections, one of them acknowledges the interlocutor and tries to avoid textual artificiality. The second collection, however, fails to make any effort to diminish the interlocutor’s evaluation image.

Keywords: interlocutor; textual production; interaction; textbook

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