Resumo
Ancorada na perspectiva teórica da Análise do Discurso, na interface com a Filosofia e as Ciências Sociais, meu propósito, neste artigo, é pensar a circulação dos discursos sobre a leitura na internet. O corpus analisado se constitui de alguns excertos de relatos escritos por alunos de três cursos de graduação do Ensino Superior (Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia), os quais colocam em evidência a produção de discursividades sobre a leitura do texto-papel para o texto-tela, bem como a relação do sujeito-aluno-leitor com as “novas” tecnologias digitais no mundo contemporâneo e globalizado.
Abstract
Anchored in the theoretical perspective of Discourse Analysis at the interface with the Philosophy and Social Sciences, my purpose in this paper is to focus on discourses about reading on the internet. The corpus is composed of excerpts of stories written by students of three undergraduate courses (Biological Sciences, Mathematics, Education), which emphasize the production of discourses about reading the text-paper to text-screen as well as the relation of subject-student-reader with the “new” digital technologies in contemporary globalized world.
Keywords: discourse; reading; (hyper)text
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