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A representação social de alunos de escolas da rede particular de ensino acerca do papel do psicólogo escolar
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Como Citar

CARVALHO, Isaura Santana Costa; SOUZA, Maria Veracy Moreira. A representação social de alunos de escolas da rede particular de ensino acerca do papel do psicólogo escolar. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 51, n. 1, p. 235–244, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645421. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender a representação social que os alunos de escolas da rede particular de ensino têm acerca do papel do psicólogo escolar. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com 9 alunos do 7º, 8º e 9º ano. Os resultados colhidos constataram que os alunos percebem o psicólogo escolar basicamente como um profissional que está capacitado a solucionar conflitos. Assim, cabe ao psicólogo escolar delimitar melhor seu campo de atuação para uma melhor compreensão da sua prática profissional

ABSTRACT

This article aims at understanding the social representation that private school students have of the role of a school psychologist. The data included interviews carried out with 9 high school students from the 7h, 8th and 9th grades. The interviews have shown that the students see the school psychologist as a professional whose sole ability is to solve problems. Thus, it is the school psychologist responsibility to better delimit their scope of action in order to produce a clearer understanding of their profession.

Keywords: students; school psychologist; social representation

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