As diferentes versões de uma história única: a polêmica a respeito do livro didático por uma vida melhor e o estudos do(s) letramento(s)

Autores

  • Fabiana Poças Biondo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Letramento. Polêmica. Livro didático

Resumo

Neste ensaio, tenho por objetivo apresentar uma (re)leitura da polêmica a respeito do livro didático Por uma vida melhor a partir dos Novos Estudos de Letramento (NEL/NLS). Entendido letramento, nessa perspectiva, como práticas sociais situadas e sensíveis à sua articulação com as relações de poder, busco sustentar que a repercussão midiática negativa sobre o livro estaria relacionada a uma concepção de leitura, escrita e oralidade ideologicamente ligada apenas às práticas valorizadas de uso da língua e isolada dos contextos sociais em que essas práticas se inserem. Assim, em um diálogo com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, analiso essa repercussão como o disseminar de uma “única história” sobre o livro didático em questão e procuro propor uma leitura da polêmica que considere a sua relação com algumas concepções sociais de letramento e que privilegie um conceito mais amplo do termo, capaz de recobrir também as práticas vernaculares locais.

ABSTRACT

In this essay, I intend to present a (re)reading of a recent polemic about the texbook Por uma vida melhor according to the New Literacy Studies (NLS). Literacy, in this perspective, is understood as the social practices situated and sensible to their articulations with the relations of power. I try to support that the negative media repercussions about this book would be related to an idea of reading, writing and orality ideologically linked to the high considered practices of the use of the language and isolated from the social contexts in which these practices are placed. So, in a discussion with the Nigerian writer Chimamanda Ngozi Adichie, I analyse these repercussions as the spread of a unique history about this textbook, and I try to propose the reading of this polemic which considers the relation with some literacy social conceptions and privileges a wider concept of the term that would be able to involve the local vernacular practices.

Keywords: literacy; polemic; textbook.

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Biografia do Autor

Fabiana Poças Biondo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciada em Letras também pela UEM. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS. Pesquisadora do Grupo de Estudos Linguísticos (UFMS) e participante do grupo de pesquisas Práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita em diferentes mídias (UNICAMP). Coordenadora do PIBID Letras-EAD da UFMS, na área de Linguagens. Principais temas de interesse e atuação: letramentos; tecnologias e ensino de língua; linguagens e identidade; formação de professores; análise linguística.

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

BIONDO, F. P. As diferentes versões de uma história única: a polêmica a respeito do livro didático por uma vida melhor e o estudos do(s) letramento(s). Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 51, n. 1, p. 245–260, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645422. Acesso em: 27 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos