Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos

Autores

  • Hércules Tolêdo Corrêa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Daniela Rodrigues Dias Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Letramentos. Multiletramentos. Tecnologias digitais da informação e comunicação - TDIC.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores e alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A pesquisa buscou identificar os usos pedagógicos dessas tecnologias digitais em sala de aula; os usos no cotidiano dos alunos, dentro e fora da escola, bem como contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. Fundamentamos-nos teoricamente nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas dos letramentos, multiletramentos e das TDIC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. Os dados coletados evidenciam que as TDIC, com forte presença no cotidiano dos alunos, têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula, apesar de os alunos acreditarem na sua contribuição para o ensino-aprendizagem das diferentes disciplinas. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos multiletramentos e usos das TDIC por meio de projetos integrados com o conteúdo curricular, proporcionando aos professores formas efetivas de trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, com trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hércules Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação - área Educação e Linguagem - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002); mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFMG (1996); e graduado em Letras/Português pela UFMG (1989). Fez estágio científico avançado de pós-doutoramento no primeiro semestre de 2007 na Universidade do Minho, em Braga - Portugal. 

Daniela Rodrigues Dias, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Pós-Graduada MBA em Gestão de Instituições Educacionais pela Faculdade Pitágoras, MBA em Gestão Empresarial pela Funcesi, Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e Graduada em Sistemas de Informação pela Faculdade Kennedy de João Monlevade. 

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

CORRÊA, H. T.; DIAS, D. R. Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 55, n. 2, p. 241–261, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647395. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos