Posicionamentos interacionais de sexualidade e de gênero: o caso de um blog De alunas/os de um instituto federal

Autores

  • Valéria Rezende Pereira Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Palavras-chave:

Linguagem como performance. Teorias queer. Sexualidade e gênero. Ordens de indexicalidade. Posicionamentos interacionais.

Resumo

Neste artigo, procuro expor alguns apontamentos sobre os posicionamentos interacionais de sexualidade e de gênero observados em um dos artigos de opinião no blog Integra, criado por alunas/os de um Instituto Federal de Minas Gerais, bem como identificar as ordens de indexicalidade de sexualidade e de gênero presentes nesse blog. O escopo teórico valeu-se das concepções de atos de fala performativos discutida por Austin ([1962] 1990), Derrida (1973) e Butler (2003); de letramentos digitais, propostos por Davies; Merchant (2009), e de conceituações de sexualidade e gênero pelas teorias queer (BUTLER, 2003; LOURO, 2004). Nesse sentido, realizei uma pesquisa de cunho etnográfico virtual (HINE, 2004) e os instrumentos de geração de dados consiste em um dos artigos de opinião encontrados no blog, que exporemos neste artigo. O instrumental analítico se embasa em posicionamentos interacionais propostos por Goffman ([1979], 1998) e nas ordens de indexicalidade de Blommaert (2008, 2010). Foram utilizadas como categorias de análise as cinco pistas indexicais definidas por Wortham (2001), os dêiticos (ILARI e GERALDI, 2006) e as modalizações sugeridas por Bronckart (2007). Observei que os posicionamentos interacionais encontrados nos textos são de um blogueiro do interior, que se afirma gay e ciente de sua sexualidade. Em relação às ordens de indexicalidade, constatei que o blogueiro aponta para padrões estratificados de significados referentes a normas e convenções socioculturais em detrimento de outras, como o conservadorismo das cidades interioranas, a web como espaço favorável ao relacionamento gay e a ditadura do físico belo nos relacionamentos homoafetivos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Rezende Pereira, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (1990), especialização em Metodologia do Ensino de Português (1996) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais e mestrado em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Possui experiência na área de Educação - Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa - com ênfase em práticas identitárias voltadas para a intersecção entre gênero e sexualidade.

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

PEREIRA, V. R. Posicionamentos interacionais de sexualidade e de gênero: o caso de um blog De alunas/os de um instituto federal. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 55, n. 2, p. 503–524, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647407. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos