Apresentação

Autores

  • Viviane Veras Universidade Estadual de Campinas
  • Daniela Palma Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Por que é preciso falar de ética em Ciências Humanas? Os três autores citados em epígrafe nos oferecem uma resposta: porque as éticas puramente racionais não são sensíveis ao toque, ao que é vivo, enfim, à fome. Falar em linguística aplicada poderia ser, em primeiro lugar, falar desses saberes que afetam diretamente nossos corpos, nossa vida cotidiana, as formas como lidamos com nosso desamparo estrutural. Diante da precariedade da vida, das diversas formas de vida, e das enormes desigualdades de condições de sua sobrevivência, a ética proposta por Foucault é uma ética do desconforto, do que desloca nosso senso de identidade, nossos preconceitos, ideologias e preferências estéticas... e nos impõe obrigações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Veras, Universidade Estadual de Campinas

Docente de linguistica aplicada na Universidade Estadual de Campinas.

Daniela Palma, Universidade Estadual de Campinas

Docente do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Imagem e Memória do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (NEIIM-LEER/USP). Possui doutorado pela Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (2010). 

Downloads

Publicado

2017-10-19

Como Citar

VERAS, V.; PALMA, D. Apresentação. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 55, n. 3, p. 537–540, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8650739. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>