Banner Portal
Conceitos de identidade surda no discurso midiático sobre a inclusão educativa na Alemanha
PDF

Palavras-chave

Análise crítica do discurso. Identidade surda. Educação inclusiva.

Como Citar

ZAMBRANO, Romana Castro; PEDROSA, Cleide Emília Faye. Conceitos de identidade surda no discurso midiático sobre a inclusão educativa na Alemanha. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 55, n. 3, p. 565–590, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8650741. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo propõe uma análise da conceitualização da identidade coletiva de surdos no discurso midiático sobre a educação inclusiva entre 2011 e 2015 na Alemanha. Na história da educação alemã, a identidade linguística dos surdos tem sido preponderantemente ignorada. Os surdos, socialmente definidos como pessoas com deficiência, foram ensinados geralmente em escolas especiais. A Alemanha se comprometeu a mudar essa situação com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas em 2008. Em nossa pesquisa, baseamo-nos teoricamente na Análise Crítica do Discurso (ACD), presumindo uma relação dialética entre o discurso e a sociedade (FAIRCLOUGH; WODAK, 1997), na qual a cognição social serve de interface (VAN DIJK, 1997, 2002, 2003). Partindo do pressuposto de que, no debate midiático sobre a inclusão, as identidades das pessoas envolvidas se representam de uma maneira estereotipada, orientamo-nos metodologicamente pela ideia dos Modelos Cognitivos Idealizados (MCI) (LAKOFF, 1987), considerando seu caráter sociocognitivo. Os resultados da análise mostram um mosaico de diferentes conceitualizações da identidade surda, predominantemente sob uma perspectiva alheia.
PDF

Referências

Assmann, J. (1988). Kollektives Gedächtnis und kulturelle Identität. In: Assmann, J.; Hölscher, T. (orgs.). Kultur und Gedächtnis. Frankfurt: Suhrkamp, pp. 9-19.

Assmann, J. (2000). Das kulturelle Gedächtnis. Schrift, Erinnerung und politische Identität in den frühen Hochkulturen. München: Beck.

Assmann, A.; Assmann, J. (1988). Schrift, Tradition und Kultur. In: Raible, W. (org.). Zwischen Festtag und Alltag. Zehn Beiträge zum Thema “Mündlichkeit und Schriftlichkeit”. Tübingen: Narr, pp. 25-50.

Castro Zambrano, R. (2015)Diskursanalyse und mentale Prozesse: Sprachliche Strategien zur diskursiven Konstruktion nationaler Identität bei Hugo Chávez und Evo Morales.

Frankfurt: Lang. Babad, E. Y.; Inbar, J.; Rosenthal, R. (1982). Pygmalion, Galatea, and the Golem: Investigations of biased and unbiased teachers. Journal of Educational Psychology, v. 74, no 4, pp. 459–474.

Belz, N. (2012). Die allmähliche Integration der Inklusion. Frankfurter Allgemeine Zeitung, 11/04/2012. Disponível em: http://www.faz.net/aktuell/politik/inland/schulbildungdie-allmaehliche-integration-der-inklusion-11714695.html. Acesso em: 04 jan. 2016.

BGG (2002) = Gesetz zur Gleichstellung behinderter Menschen (Behindertengleichstellungsgesetz - BGG) vom 27.04.2002. Zuletzt geändert durch Art. 12 G v. 19.12.2007. Disponível em: http://www.gesetze-im-internet.de/bgg/BJNR146800002.html. Acesso em: 03 out. 2015.

Bourhis, R. Y.; Maass, A. (2005). Linguistic Prejudice and Stereotypes/Linguistisches Vorurteil und Stereotyp. In: Ammon, U. et al. Sociolinguistics/Soziolinguistik. An International Handbook of the Science of Language and Society/Ein internationales Handbuch zur Wissenschaft von Sprache und Gesellschaft. Berlin/New York: de Gruyter, v. 2, pp. 1587- 1602.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 24 nov. 2015.

Capdeville, G. (1994). Os sistemas escolares alemão, inglês e francês e a formação de seus professores. Em Aberto, v. 14, no 64, pp. 43-60. Disponível em: http://rbep.inep. gov.br/index.php/emaberto/article/view/1996. Acesso em: 16 out. 2015.

Castells, M. (1999). O Poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. II. São Paulo: Paz e Terra.

Charteris-Black, J. (2004). Corpus approaches to critical metaphor analysis. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Cornelius, C., dpa; wolf (2012). Gehörloses Mädchen will weiter in die Grundschule. Süddeutsche Zeitung, 26/07/2012. Disponível em: http://www.sueddeutsche.de/bildung/ klage-um-finanzierung-eines-gebaerdendolmetschers-gehoerloses-maedchen-willin-die-schule-1.1422726. Acesso em: 04 jan. 2016.

Díaz, L. (2014). Gymnasiastin mit Down-Syndrom. Christ & Welt in Die Zeit, 21/06/2014. Disponível em: http://www.zeit.de/gesellschaft/schule/2014-06/inklusiongymnasium. Acesso em: 04 jan. 2016.

Ebitsch, S. (2012a). Wo Ihr Kind am besten lernt. Süddeutsche Zeitung, 09/10/2012. Disponível em: http://www.sueddeutsche.de/bildung/schulformen-in-deutschlandwo-ihr-kind-am-besten-lernt-1.1482236. Acesso em: 04 jan. 2016.

Ebitsch, S. (2012b). Wann gemeinsames Lernen sinnvoll ist. Süddeutsche Zeitung, 15/10/2012. Disponível em: http://www.sueddeutsche.de/bildung/inklusion-stattfoerderschule-wann-gemeinsames-lernen-sinnvoll-ist-1.1482320. Acesso em: 05 jan. 2016.

Ekardt, F. (2015). Wie Chancengleichheit und Kapitalismus sich in die Quere kommen. Zeit Online, 15/072015. Disponível em: http://www.zeit.de/gesellschaft/2015-07/ inklusion-chancengleichheit-kapitalismus-kritik. Acesso em: 05 jan. 2016.

Fairclough, N. (1992). Discourse and social change. Cambridge: Polity Press.

Fairclough, N. (1995). Critical Discourse Analysis. Boston: Addison Wesley.

Fairclough, N. (2003). Analysing discourse. Textual analysis for social research. London: Routledge.

Fairclough, N.; Wodak, R. (1997). Critical Discourse Analysis. In: van Dijk, T. A. (org.). Discourse as Social Interaction. London: Sage, pp. 258-284.

Fauconnier, G. (1994). Mental spaces. Aspects of meaning construction in natural language. Cambridge: Cambridge University Press.

Fauconnier, G.; Turner, M. (2002). The way we think. Conceptual Blendings and the mind’s hidden complexities. New York: Basic Books. Fillmore, C. J. (1982). Frame Semantics. In: The Linguistic Society of Korea (org.). Linguistics in the morning calm. Seoul: Hanshin Publishing Company, pp. 111-137.

Geeraerts, D. (2006). Prospects and problems of prototype theory. In: Geeraerts, D. (org.). Cognitive Linguistics: Basic Readings. Berlin/New York: de Gruyter, pp. 141-165.

Giesen, B. (1999). Kollektive Identität. Die Intellektuellen und die Nation 2. Frankfurt: Suhrkamp.

Goffman, E. (1959). The Presentation of Self in Everyday Life. New York: Anchor.

Günther, K.-B. (2007). Gehörlosigkeit und Schwerhörigkeit. In: Borchert, J. (org.). Einführung in die Sonderpädagogik. München: Oldenbourg, pp. 77-109.

Halbwachs, M. (1966). Das Gedächtnis und seine sozialen Bedingungen. Berlin/Neuwied: Luchterhand. Halbwachs, M. (1985). Das kollektive Gedächtnis. Frankfurt: Fischer.

Hall, S. (1996). Identidade cultural e diáspora. Revista do Patrimônio, no 24, pp. 68-75.

Hart, C. (2010). Critical Discourse Analysis and Cognitive Science: New perspectives on immigration discourse. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Hart, C. (2014). Discourse, grammar and ideology. Functional and cognitive perspectives. London/ New York: Bloomsbury.

Hollenstein, O. (2015). Und wo soll er jetzt hin? Die Zeit, 15/04/2015. Disponível em: http://www.zeit.de/2015/14/autismus-bildung-schule-hamburg. Acesso em: 05 jan. 2016.

Klandermans, B. (2002). How group identification helps to overcome the dilemma of collective action. American Behavioral Scientist, v. 45, no 5, pp. 887-900.

Koller, V. (2005). Critical discourse analysis and social cognition: evidence from business media discourse. Discourse & Society, v. 16, no 2, pp. 199-224.

Kristiansen, G. (2008). Idealized Cultural Models: The group as a variable in the development of cognitive schemata. In: Frank, R. M. et al. (orgs.). Body, language and mind. Vol. 2: Sociocultural situatedness. Berlin/New York: de Gruyter, pp. 409-432.

Krög, W. (2005). Einleitung. In: Mensch im Mittelpunkt (MIM); Verein TAFIE Ausserfern (orgs.). Herausforderung Unterstützung. Perspektiven auf dem Weg zur Inklusion. Lechaschau: MiM/TAFIE, pp. 3-6.

Lakoff, G. (1987). Women, fire, and dangerous things. What categories reveal about the mind. Chicago: Chicago University Press.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. (1999). Philosophy in the flesh. The embodied mind and its challenge to Western thought. New York: Basic Books.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. (1980). Metaphors we live by. Chicago/London: University of Chicago Press.

LINKE, D. (2014). Inklusion hat mich gerettet. Süddeutsche Zeitung, 24/08/2014. Disponí- vel em: http://www.faz.net/aktuell/feuilleton/debatten/eine-asperger-autistin-berichtet-13113454.html. Acesso em: 04 jan. 2016.

LÖWE, A. (1983). Gehörlosenpädagogik. In: Solarová, S. (org.). Geschichte der Sonderpädagogik. Stuttgart: Kohlhammer, pp. 12-48.

MANTOAN, M. T. E. (2004). O direito de ser, sendo diferente, na escola. Revista CEJ. Brasília, no 26, pp. 36-44. Castro Zambrano & Pedrosa 588 Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(55.3): 565-590, set./dez. 2016

MEAD, G. H. (1934). Mind, Self, and Society. Ed. by Charles W. Morris. Chicago: University of Chicago Press.

MERTON, R. K. (1948). The self-fulfilling prophecy. The Antioch Review, v. 8, no 2, pp. 193- 210.

MISSLING, S.; ÜCKERT, O. (2014). Inklusive Bildung: Schulgesetze auf dem Prüfstand. Berlin: Deutsches Institut für Menschenrechte. Disponível em: http://www.institut-fuermenschenrechte.de/monitoring-stelle-un-brk/publikationen/. Acesso em: 03 jan. 2016.

O’HALLORAN, K. (2003). Critical Discourse Analysis and Language Cognition. Edinburgh: Edinburgh University Press.

ONU (2012) = Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 4ª ed. Brasília: Presidência da República; Secretaria de Direitos Humanos; Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

PANESAR, R. (2015). Vorurteilsfreie Pädagogik. Anti-Bias-Arbeit mit Lehrkräften. Disponível em: http://www.charta-der-vielfalt.de/service/publikationen/vielfalterkennen/unconscious-bias-im-oeffentlichen-sektor/vorurteilsfreie-paedagogik. html. Acesso em: 14 nov. 2015.

PRANTL, H. (2014). Soziale Stärke. Süddeutsche Zeitung, 16/06/2014. Disponível em: http:// www.sueddeutsche.de/bildung/inklusion-von-menschen-mit-behinderung-sozialestaerke-1.2000631. Acesso em: 04 jan. 2016.

REISIGL, M.; ZIEM, A. (2014). Diskursforschung in der Linguistik. In: Angermuller, J. et al. (orgs.). Diskursforschung: ein interdisziplinäres Handbuch. Vol. 1: Theorien, Methodologien, Kontroversen. Bielefeld: transcript, pp. 70-110.

ROJKOV, A. (2012). “Wenn mich jemand online runtermacht, geht mir das nahe”. Zeit Online, 04/12/2012. Disponível em: http://www.zeit.de/politik/deutschland/2012-12/ piraten-julia-probst. Acesso em: 05 jan. 2016.

ROSENTHAL, R.; JACOBSON, L. (1968). Pygmalion in the classroom. Teacher expectations and student intellectual development. New York: Holt.

SCHUMANN, B. (2014). “Meilenstein für die inklusive Bildung”. Disponível em: http://bildungsklick.de/a/91629/meilenstein-fuer-die-inklusive-bildung/. Acesso em: 02 out. 2015.

SCHULTEIS, M. (2006). Deaf Culture. A subcultural approach to Deaf Communities in America and Germany. Tese de Magister em Ciências Culturais. Instituto de Ciências Culturais, Universidade de Leipzig, Leipzig. Disponível em: http://www.taubenschlag.de/ DiplarbuDiss. Acesso em: 03 jan. 2016.

SMITH, A. D. (2008). Nationalism. Theory, Ideology, History. Cambridge: Polity Press.

SPITZMÜLLER, J.; WARNKE, I. (2011). Diskurslinguistik. Eine Einführung in Theorien und Methoden der transtextuellen Sprachanalyse. Berlin/Boston: de Gruyter.

STEELE, C. M. (1997). A threat in the air: How stereotypes shape intellectual identity and performance. American Psychologist, v. 52, no 6, pp. 613–629.

STEELE, C. M.; ARONSON, J. (1995). Stereotype threat and the intellectual test performance of African Americans. Journal of Personality and Social Psychology, v. 69, no 5, pp. 797–811.

TAJFEL, H. (1981). Human Groups and social categories: Studies in Social Psychology. Cambridge: Cambridge University Press.

VAN DIJK, T. A. (1984). Prejudice in discourse. An analysis of ethnic prejudice in cognition and conversation. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.

VAN DIJK, T. A. (1997). The Discourse-Cognition-Society Triangle. In: Cleve, G. et al. (orgs.). Wissenschaft, Macht, Politik: Interventionen in aktuelle gesellschaftliche Diskurse. Münster: Westfälisches Dampfboot, pp. 20-36.

VAN DIJK, T. A. (2002). Political discourse and political cognition. In: Chilton, P. A.; Schäffner, C. (orgs.). Politics as text and talk. Analytical approaches to political discourse. Amsterdam: Benjamins, pp. 204-236.

VAN DIJK, T. A. (2003). The discourse-knowledge interface. In: Weiss, G.; Wodak, R. (orgs.). Critical Discourse Analysis. Theory and interdisciplinarity. Houndsmills: Palgrave Macmillan, pp. 85-109.

VIOTTI, M. L. R. (2014). Educação básica e o ensino médio na Alemanha. In: Ministério de Relações Exteriores: Mundo Afora no 11 – Educação Básica e Ensino Médio. Brasília: Ministério de Relações Exteriores, pp. 22-33. Disponível em: http://dc.itamaraty. gov.br/publicacoes/mundo-afora-no-11-educacao-basica-e-ensino-medio. Acesso em: 03 jan. 2015.

VOGEL, H. (1999). Gebärdensprache und Lautsprache in der deutschen Taubstummenpädagogik im 19. Jahrhundert. Tese de Magister em Educação. Instituto de Educação, Universidade de Hamburg, Hamburg. Disponível em: http://sonos-info.ch/media/ e7eec37cfd6a348ffff804effffffd2.pdf. Acesso em: 20 aug. 2015.

WERNING, R. (2014). Stichwort: Schulische Inklusion. Zeitschrift für Erziehungswissenschaft, v. 17, no 4, pp. 601-623.

WISOTZKI, K. H. (2008). Hörgeschädigtenpädagogik. In: Bleidick, U.; Ellger-Rüttgers, S. L. (orgs.). Behindertenpädagogik – eine Bilanz. Bildungspolitik und Theorieentwicklung von 1950 bis zur Gegenwart. Stuttgart: Kohlhammer, pp. 169-185.

WODAK, R. (1996). Disorders of discourse. London: Longman.

WODAK, R. (2009). The discourse of politics in action: politics as usual. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

WODAK, R.; MEYER, M. (orgs.) (2009a). Methods of Critical Discourse Analysis. London et al.: Sage.

WODAK, R.; MEYER, M. (2009b). Critical Discourse Analysis: history, agenda, theory and methodology. In: Wodak, R.; Meyer, M. (orgs.). Methods of Critical Discourse Analysis. London et al.: Sage, pp. 1-32.

WODAK, R.; MEYER, M. (2015). Critical Discourse Studies: history, agenda, theory and methodology. In: Wodak, R.; Meyer, M. (orgs.). Methods of Critical Discourse Studies. E-book. London et al.: Sage.

ZANDER, M. (2015). Akademiker mit Trisomie 21. Zeit Online, 31/07/2015. Disponível em: http://www.zeit.de/gesellschaft/zeitgeschehen/2015-07/inklusion-chancengleichheit-kapitalismus. Acesso em: 05 jan. 2016.

Ziem, A. (2008). Frames und sprachliches Wissen. Kognitive Aspekte der semantischen Kompetenz. Berlin: Walter de Gruyter

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.