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Eventos de formação de professores: uma perspectiva etnográfica sobre aprender a ensinar
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Palavras-chave

Formação de professores. Português como língua adicional. Prática profissional.

Como Citar

COSTA, Everton Vargas da; SCHLATTER, Margarete. Eventos de formação de professores: uma perspectiva etnográfica sobre aprender a ensinar. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 56, n. 1, p. 37–63, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8650761. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar evento de formação como um conceito produtivo para a pesquisa sobre formação de professores. O conceito foi desenvolvido com base em um estudo etnográfico (COSTA, 2013) que analisou as práticas de formação em reuniões de professores e em períodos entre as aulas em uma instituição de ensino de português como língua adicional. A formação de professores observada orientou-se por elementos da racionalidade prática e técnica (PÉREZ GÓMEZ, 1995) e por atividades de conhecimento na prática e reflexão na prática, conforme proposto por Schön (2000). As abordagens sobre formação de professores propostas por esses autores são discutidas à luz de fundamentos da pesquisa etnográfica (HAMMERSLEY; ATKINSON, 1995). Com base nos eventos de formação observados, o estudo mostra como as perspectivas teóricas de atividades de formação de professores podem ser descritas com base em dados etnográficos relativos às ações, aos tópicos e aos papéis de mais e menos experientes que os participantes constroem conjuntamente na interação. Os resultados da análise apontam que um evento de formação é um momento propício para aprender a ensinar, e, em sua constituição, são fundamentais as ações desempenhadas pelos participantes de solicitar ajuda e de narrar experiências prévias, tópicos relacionados a práticas de sala de aula, e a experiência dos participantes como agentes formadores e em formação
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Referências

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