Writing as a social enterprise: sample inclass activities of a genre-based approach to teaching English as a foreign language

Autores

  • Marisa Mendonça Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Academic writing. Functional view of language. English as a foreign language.

Resumo

This papers aims at discussing some principles of a genre-oriented approach to foreign language teaching from the perspective of Functional Linguistics. We also argue in favor of the relevance of using technological tools to enrich writing pedagogy. To do that, we analyze some sample in-class activities that come from two different educational contexts: a Diploma course intended to English teachers in continuing education and a course on academic writing, designed to medical graduate students. Our findings point to the significance of combining a process and a product-oriented approach to writing, including instruction; text revision and rewriting; and scaffolding. Finally, we make the case that a functional view of language should underpin a genre-oriented pedagogy, as it opens room for analyzing language as a social enterprise.

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Biografia do Autor

Marisa Mendonça Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui especialização em ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Realizou estágio posdoc com bolsa CNPQ na Universidade Federal de Minas Gerais em ensino de inglês a distância. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: psicolinguística, aprendizagem a distância, e bilinguismo. Foi professora de cursos livres de idiomas, ensino superior e especialização. Atualmente é professora adjunta da FALE/UFMG, membro do Laboratório de Psicolinguística da UFMG, professora do curso de especialização em ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais e supervisora dos cursos de leitura em inglês do CENEX da FALE/UFMG.

Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

em graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1993), mestrado em Educação e Linguagens pela UFMT (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006). É professora da pós-graduação (Poslin) da FALE -UFMG. É Coordenadora da Especialização em Inglês (CEI FALE UFMG) e da Área de Língua Inglesa da FALE- UFMG. É também Coordenadora Pedagógica do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF- MEC CAPES SESu) na FALE UFMG. Tem experiência na área de Linguística e de Linguística Aplicada, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nas seguintes áreas: língua em uso e abordagens cognitivo-funcionais para os estudos gramaticais. É membro do Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso (GEAD). É membro do GT de Descriçao do Português da ANPOLL.

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Publicado

2017-10-19

Como Citar

CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M. Writing as a social enterprise: sample inclass activities of a genre-based approach to teaching English as a foreign language. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 56, n. 1, p. 187-211, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8650768. Acesso em: 25 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigos