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Identidades docentes entre mundos discursivos em disputa: formação do professor, letramentos e desenvolvimento
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Palavras-chave

Identidade docente. Autoconfrontação. Desenvolvimento.

Como Citar

GRANDE, Paula Baracat de; NASCIMENTO, Elvira Lopes. Identidades docentes entre mundos discursivos em disputa: formação do professor, letramentos e desenvolvimento. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 57, n. 1, p. 579–599, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8651042. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo busca analisar as identidades docentes construídas, negociadas e disputadas no processo de inserção de uma professora da escola básica em um curso de Mestrado Profissional. Para isso, selecionamos excertos de uma sessão de autoconfrontação realizada após a conclusão do curso de formação. Partimos do arcabouço teórico do Interacionismo Sociodiscursivo e da Engenharia Didática da Escola de Genebra, perspectivas estudadas pela professora participante da pesquisa para a escrita de sua dissertação de mestrado. Para a análise das identidades, mobilizamos a perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento, o conceito de identidade como múltiplo, fluido e construído discursivamente, e o conceito de vozes sociais, para compreender se o processo de construção de identidades em mundos discursivos em disputa – a escola e a universidade – resultam em desenvolvimento profissional da professora. Os resultados salientam a importância de se considerar a formação como um processo identitário, que envolve uma construção do que é ser professor na contemporaneidade.

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