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Palavras de ordem e ensino
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Como Citar

VEDOVATO, Luciana; LAPERUTA MARTINS, Maridelma. Palavras de ordem e ensino: os gêneros discursivos e resistência. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 666–685, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655843. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a noção de gênero discursivo considerando os pressupostos teóricos de Medviédev (2012), Bakhtin (2016) e Volóchinov (2013, 2017) que trataram as relações entre língua, história e ideologia. A reflexão gira em torno de tentar compreender o funcionamento dos gêneros não apenas como uma representação formal da língua, mas como materialidade social, constituído a partir das tensões entre diferentes forças sociais. Assim, tomamos como objeto de análise o conteúdo de Língua Portuguesa do Plano de Estudos para Escolas Itinerantes (2013) com o foco de analisar o funcionamento do gênero “palavras de ordem”, pontuando o fato de que os gêneros discursivos, no caso em tela, apresentam-se, em primeiro lugar, como uma materialidade histórica e assim respondem, em sua constituição formal, às demandas de um movimento social.

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Referências

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