Banner Portal
Gênero caderno da realidade nas práticas educativas da pedagogia da alternância
PDF

Palavras-chave

caderno da realidade
ensino
gênero discursivo

Como Citar

SILVA, Cícero da. Gênero caderno da realidade nas práticas educativas da pedagogia da alternância. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 3, p. 1051–1083, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655849. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os aspectos constitutivos do Caderno da Realidade (CR), um instrumento didático-pedagógico das unidades de ensino que assumem o sistema educativo da Pedagogia da Alternância (PA). Na investigação, concebe-se o CR enquanto gênero do discurso na perspectiva bakhtiniana e objeto de ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa e interpretativa na análise dos dados. A amostra é constituída de textos de três exemplares do gênero Caderno da Realidade. Levando-se em consideração as concepções teórico-metodológicas do contexto de ensino da PA e os eventos dialógicos em que ocorre a produção do CR, constatou-se que esse gênero discursivo demanda várias práticas de escrita e interações envolvendo diferentes atores na sua composição, pois estas ocorrem no domínio social escola, família e comunidade. Tais práticas possibilitam ao estudante desenvolver capacidades de linguagem significativas para a sua formação.

PDF

Referências

BAKHTIN, M. (2006). Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, pp. 261-335.

BARROS, E. M. D. (2012). Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 358f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

BAZERMAN, C. (2009). Gêneros textuais, tipificação e interação. 3. ed. São Paulo: Cortez.

BONINI, A. (2011). Mídia / suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 3, pp. 679-704.

BRASIL. (2001 [1998]). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF.

BRONCKART, J.-P. (2009). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC.

ESTEVAM, D. O. (2001). Casa Familiar Rural: a formação com base na Pedagogia da Alternância. 181f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

FERRARI, G. M.; FERREIRA, O. S. (2016). Pedagogia da Alternância nas produções acadêmicas no Brasil (2007-2013). Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, n. 2, pp. 495-523.

FLICK, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

GARCEZ, L. H. C. (1998). A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: Editora da UNB.

GIMONET, J.-C. (2007). Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes; Paris: AIMFR.

MARCUSCHI, L. A. (2008). Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola.

MOREIRA, F. (2000). Formação e práxis dos professores em escolas comunitárias rurais: por uma pedagogia da alternância. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

NOSELLA, P. (2014). Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória: EDUFES.

QUEIROZ, J. B. P. (2004). Construção das Escolas Família Agrícolas no Brasil: Ensino médio e educação profissional. Tese de Doutorado em Sociologia. Universidade de Brasília, Brasília.

RABARDEL, P. (1995). Les Hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin.

RIBEIRO, M. (2008). Pedagogia da Alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, v. 34, n.1, pp. 27-45.

ROCHA, I. X. O. (2003). Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do Caderno da Realidade nesse processo na EFA de Riacho de Santana - Bahia. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rebelais de Tours, Lisboa/Tours.

SCHNEUWLY, B. (2010). Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, pp. 109-124.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). (2010). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras.

SIGNORINI, I. (Org.). (2006). Gêneros catalisadores: letramento e formação de professor. São Paulo: Parábola Editorial.

SILVA, C. (2011). Pedagogia da Alternância: um estudo do gênero Caderno da Realidade com foco na retextualização. Dissertação de Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura). Universidade Federal do Tocantins, Araguaína.

SILVA, C. (2018). Pedagogia da Alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola Brasileira. Tese de Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína.

SILVA, C. (2019). Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 4, pp. 1-34.

SILVA, C.; GONÇALVES, A. V. (2018). A etnografia e suas contribuições para o desenvolvimento de uma pesquisa no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, n. 1, pp. 551-578.

SILVA, C.; ANDRADE, K. S.; MOREIRA, F. (2015). A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 37, n. 4, pp. 359-369.

SILVA, C.; ANDRADE, K. S. (2014). Produção escrita em uma EFA tocantinense e o trabalho docente. In: SILVA, L. H. O.; MELO, M. A.; OLIVEIRA, L. R. P. F. (Org.). Ensino de Língua e Literatura: pesquisas na Pós-graduação. Palmas: EdUFT, v. 01, pp. 189-206.

SILVA, C.; MOREIRA, F. (2011). Caderno da Realidade enquanto gênero discursivo: conceituação, constituição e práticas sociais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 6., 2011, Natal. Anais […] Natal: UFRN, 2011. p. 1-15. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315380275_Caderno_da_Realidade_enquanto_genero_discursivo_conceituacao_constituicao_e_praticas_sociais. Acesso em: 20 jun. 2019.

SILVA, L. H. (2012 [2003]). As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Curitiba: CRV.

TEIXEIRA, E. S.; BERNARTT, M. L.; TRINDADE, G. A. (2008). Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, pp. 227-242.

VIGOTSKI, L. S. (2008). Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.