Banner Portal
Letramento sem fronteiras
PDF (English)

Palavras-chave

Letramento em saúde
Multiletramentos
Interação social

Como Citar

OSTERMANN, Ana Cristina; FREZZA, Minéia; PEROBELLI, Roberto. Letramento sem fronteiras: as minúcias de granularidade fina das interações sociais que tanto importam (também para promover letramento em saúde). Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 330–352, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8656754. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo explora a granularidade das minúcias interacionais envolvidas em promover letramento em saúde em interações médicas. Mais especificamente, explora os recursos interacionais multimodais (verbais e não-verbais) que profissionais em saúde e participantes leigas mobilizam para atribuir sentido a imagens ultrassonográficas fetais. Adotamos a perspectiva etnometodológica da Análise da Conversa Multimodal (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; GOODWIN, 1981; 2010; MONDADA, 2018) para investigar 10 interações que foram gravadas em áudio e vídeo durante exames de ultrassonografia fetal, realizadas em uma ala de atendimento a gestações de médio e alto risco em um hospital público no Brasil. Nosso objetivo é ‘tornar visíveis’ os etnométodos multimodais que os/as interagentes empregam para transformar as imagens ultrassonográficas em ‘textos’ inteligíveis. Entre os diversos recursos semióticos mobilizados para alcançar intersubjetividade, focamos nossa análise no uso que as profissionais fazem de símiles e na importância fundamental da temporalidade em que os recursos são acionados no processo de tornar as imagens inteligíveis. Assim, almejamos trazer para o número temático especial as vantagens que a perspectiva analítica da Análise da Conversa Multimodal pode oferecer à discussão sobre multiletramentos e, de forma prática, ao avanço do letramento em saúde. Em contextos médicos, o letramento em saúde pode (e talvez devesse) ser uma preocupação sempre. Não deveria haver ‘fronteiras’ para o que constitui uma fonte ou um recurso de letramento em saúde. Assim, defendemos os seguintes aspectos: (i) imagens ultrassonográficas também constituem materiais a serem ‘lidos’ e entendidos – também por participantes leigos/as; (ii) profissionais em saúde podem (e talvez devessem)  promover o letramento em saúde entre pacientes através do esforço interacional para tornar as imagens ‘legíveis’; e (iii) finalmente, a interação social é um locus constitutivo de eventos em multiletramento.

PDF (English)

Referências

ARCHER, A. (2014). Designing multimodal classrooms for social justice. Classroom Discourse. v. 5, nº. 1, pp. 106–116.
BEISECKER, A. E.; BEISECKER, T. D. (1993). Using Metaphors to Characterize Doctor-Patient Relationships: Paternalism Versus Consumerism. Health Communication, v. 5, n. 1, pp. 41-58.
BETTELHEIM, D. et al. (1999). Echogenic intracardiac structures (golf ball phenomenon) as predictors of chromosome anomalies. Ultraschall Med., v. 20, n. 1, pp. 19-21.
CASARETT, D. et al. (2010). Can Metaphors and Analogies Improve Communication with Seriously Ill Patients? Journal of Palliative Medicine, v. 13, n. 3, pp. 255-260.
CONNELLY, R.A.; SPEER, M. E.(2017). Health Literacy and Health Communication. In: CONNELLY, R.A.; TURNER, T. (Eds.). Health Literacy and Child Health Outcomes: Promoting Effective Health Communication Strategies to Improve Quality of Care. Cham, Switzerland: Springer.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (2000). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (2009). “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International Journal, v. 4, pp. 164-195.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (2015). A pedagogy of multiliteracies: learning by design. London: Palgrave Macmillan.
DE STEFANI, E. (2014). Establishing joint orientation towards commercial objects in a self-service store: How practices of categorisation matter. In: NEVILE, M.; et al. (Eds.). Interacting with objects: language, materiality, and social activity. Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins, pp. 271–294.
FLEISCHMAN, S. (2001). Language and medicine. In: SCHIFFRIN, D.; TANNEN, D.; EHERNBERGER, H. (Eds.). The Handbook of Discourse Analysis. Malden, MA, USA: Blackwell Publishing, pp. 470-502.
GOODWIN, C. (1981). Conversational organization: interaction between speakers and hearers. New York: Academic Press.
GOODWIN, C. (2010). Action and embodiment within situated human interaction. Journal of Pragmatics, 32, pp. 1489-1522.
JEFFERSON, G. (1984). Transcript notation. In: ATKINSON, J.; HERITAGE, J. Structures of social action: studies in conversation analysis. New York: Cambridge University Press. pp. ix-xvi.
JONSSON, A-C. (2007). The normal baby-to-be: lay and professional negotiations of the ultrasound image. In: LAURITZEN, Sonja Olin; HYDÉN, Lars-Christer (Ed.). Medical technologies and the life world: the social construction of normality. London: Routledge, pp. 93-114.
KALANTZIS, M.; COPE, B. (2012). Literacies. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
KELLY, G.; LICONA, P. (2018). Epistemic Practices and Science Education. In: MATHEWS, M. R. (Ed.).History, Philosophy and Science Teaching. Science: Philosophy, History and Education. Springer, Cham, p. 139-165.
KIRKLIN. D. (2007). Truth telling, autonomy and the role of metaphor. J Med Ethics, v. 33, pp. 11–14.
KNOWLES, M.; MOON, R. (2006). Introducing Metaphor. London: Routledge.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. (1980). Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press.
MASUKUME, G.; ZUMLA, A. (2012). Analogies and metaphors in clinical medicine. Clinical Medicine, v. 12, n. 1, pp. 55–6.
MITCHELL, L. M. (2001). Baby’s first picture: ultrasound and the politics of fetal subjects. Toronto: University of Toronto Press.
MONDADA, L. (2012). Organisation multimodale de la parole-en-interaction: pratiques incarnées d'introduction des référents. Langue française, v. 3, n. 175, pp. 129–147.
MONDADA, L. (2016). Conventions for multimodal transcription, versão 3.0.6, 2016. Available at: <https://franz.unibas.ch/fileadmin/franz/user_upload/redaktion/Mondada_conv_ multimodality.pdf>.
MONDADA, L. (2018). Multiple Temporalities of Language and Body in Interaction: Challenges for Transcribing Multimodality. Research on Language and Social Interaction, v. 51, n. 1, p. 85-106
NISHIZAKA, A. (2011). The embodied organization of a real-time fetus: the visible and the invisible in prenatal ultrasound examinations. Social Studies of Science, v. 41, n. 3, pP. 309-336.
NISHIZAKA, A. (2014). Sustained orientation to one activity in multiactivity during prenatal ultrasound examinations. In: HADDINGTON, P. et al. (Eds.). Multiactivity in Social Interaction: Beyond Multitasking. Amsterdam: Jon Benjamins. pp. 79-108.
AUTHOR, (2013).
AUTHOR, AUTHOR (2019).
RATZAN, S.; PARKER, R. (2000). National Library of Medicine Current Bibliographies in Medicine: Health Literacy. Bethesda, MD: National Institutes of Health, U.S. Department of Health and Human Services.
ROBERTS, J. (2012). ‘Wakey wakey baby’: narrating four-dimensional (4D) bonding scans. In: ARMSTRONG, N; EBORALL, H. The sociology of medical screening. United Kingdom: Wiley-Blackwell, pp. 136-150.
SACKS, H. (1992). Lectures on conversation. Oxford: Basil Blackwell.
SACKS, H.; SCHEGLOFF, E.; JEFFERSON, G. (1974). A simplest systematic of turn-taking. Language, 50, pp. 696-735.
SIMONDS, S. K. (1974). Health education as social policy. Health Educ Monogr, 2, pp. 1-25.
SORENSEN, Kristine; VAN DEN BROUCKE, Stephan; FULLAM, James; DOYLE, Gerardine PELIKAN, Jurgen; SLONSKA, Zofia; BRAND, Helmut. (2012). Health literacy and public health: a systematic review and integration of definitions and models. BMC public health, v. 12, 80.
TANNER, M. (2017) Taking interaction in literacy events seriously: a conversation analysis approach to evolving literacy practices in the classroom. Language and Education, v.. 31, n. 5, pp. 400–417
THE NEW LONDON GROUP. (2000). A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge. pp. 9-36.
VAN TONGEREN, G. (1997). Metaphor in Medical Texts. Amsterdam: Rodopi.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.