Banner Portal
Traçando o desenvolvimento de práticas de letramento na integração de um currículo interdisciplinar no ensino superior
PDF (English)

Palavras-chave

Práticas de letramento
Desenvolvimento de currículo interdisciplinar
Etnografia interacional

Como Citar

CHIAN, Monaliza Maximo. Traçando o desenvolvimento de práticas de letramento na integração de um currículo interdisciplinar no ensino superior: um estudo de etnografia interacional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 173–212, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8656870. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Nesse artigo, apresento uma abordagem etnográfica que orientou múltiplos ciclos de análise realizados para traçar a história de desenvolvimento das decisões e ações tomadas pelo professor-coordenador e seu time a medida que se engajavam em fases interativas e recursivas para o desenvolvimento de um curso interdisciplinar. Esse estudo foi realizado em um curso de graduação em Comunicação Organizacional em uma universidade regional pública dos Estados Unidos em um período de dois anos. O objetivo do estudo foi identificar fatores que foram críticos para o desenvolvimento de um currículo interdisciplinar que atendesse aos objetivos de aprendizagem da universidade e do departamento. A análise do discurso microetnográfica realizada retrata como o currículo interdisciplinar propiciou aos alunos oportunidades de desenvolver compreensão conceitual de práticas de longo prazo e futuras e de pensar criticamente no estudo de sociedades sob a perspectiva da comunicação organizacional.

PDF (English)

Referências

AGAR, M. (1994). Language shock: Understanding the culture of communication. Quill.

ASHBY, I., EXTER, M. (2019). Designing for Interdisciplinarity in Higher Education: Considerations for Instructional Designers. Tech Trends. 63, pp. 202–208.

BAKER, W., & DAUMER, E. (2015). Designing interdisciplinary instruction exploring disciplinary and conceptual differences as a resource. Pedagogies: An International Journal, 10(1), 38–53.

BIGGS, J., & TANG, C. (2011). Teaching for quality learning at university: What the student does (4th ed.). New York: McGraw-Hill.

BLOOME, D., & BAILEY, F. (1992). Studying language and literacy through events, particularity, and intertextuality. In. R. Beach, J. Green, M. Kamil & T. Shanahan (Eds) Multidisciplinary Perspectives on Literacy Research. (pp.181-209). IL. NCTE.

BLOOME, D., CASTANHEIRA, M.L., L, LEUNG, C., ROSWELL, J. (2019). Retheorizing literacy practices: Complex social and cultural contexts. Routledge.

BLOOME, D., CARTER, S.P., CHRISTIAN, B.M., OTTO, S. & SHUART-FARIS, N. (2005). Discourse analysis and the study of classroom language and literacy events: a microethnographic perspective. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

BOLMAN, L. G. & DEAL, T.E. (2013). Reframing organization: Artistry, choice, and leadership, 5th Edition. San Francisco, CA: John Wiley & Sons.

BRAND, S. (1999). The clock is long now: Time and responsibility. New York, NY: Basic Books.

CASTANHEIRA, M.L., CRAWFORD, T., DIXON, C. N., and GREEN, J.L. (2000). 'Interactional ethnography: an approach to study in the social construction of literate practices' Linguistics and Education, 11(4); 353-400.

CHIAN, M. M. (2016). A reflexive approach in coming to know: Uncovering the logic-of-inquiry in ethnographic research. (Unpublished doctoral dissertation). University of California, Santa Barbara.

COOK-GUMPERZ, J. (2006). Social construction of literacy (2nd Edition). Cambridge: Cambridge University Press

COOPER, B. (2012). Creative Fire (Ruby’s Song #1). Amherst, NY: Pyr Publisher.

DIAMOND, J. (2011). Collapse: How societies choose to fail or succeed. London, UK: Penguins Book.

EDWARS, D. & MERCER, N. (1987). Common knowledge: The development of understanding in the classroom. New York: Falmer.

GEE, J.P. & GREEN, J.L. (1998). Discourse Analysis, learning, and social practice: A methodological study. Review of Research in Education, 23, 169-199.

GREEN, J.L., SKUKUSKAITE, A., & BAKER, W.D. (2012). Ethnography as Epistemology: An introduction to educational ethnography. In J. Arthur, M.J. Waring, R.Coe & L.V. Hedges (Eds), Research methodologies and methods in education (pp.309-321) London: Sage

GREEN, J.L., BAKER, W.D., CHIAN, M.M., VANDERHOOF, C. HOOPER, L., KELLY, G.J., SKUKAUSKAITE, A., & KALAINOFF, M. Z. (in press). Studying the over-time construction of knowledge in educational settings: A microethnographic discourse analysis approach. In J.M. Powers, G.E. Fischman, & M. Pivovarova (Eds), Review of Research 2020

GREEN, J. L., & BRIDGES, S. M. (2018). Interactional ethnography. In F. Fischer, C. E. Hmelo-Silver, S. R. Goldman, & P. Reimann (Eds.), International handbook of the learning sciences (pp. 475–488). New York, NY: Routledge.

GREEN, J.L. & CASTANHEIRA, M.L. (2012). Exploring classroom life and student learning: An interactional ethnographic approach. In B. Kaur (Ed.)Understanding teaching and learning: Classroom revisited.

GREEN, J. L. & CHIAN, M. (2018). "Triangulation." In B. B. Frey (Ed.). The Sage encyclopedia of educational research, measurement, and evaluation. Thousand Oaks, Sage Publishing.

GREEN, J.L., Dixon, C., & Zaharlick, A.(2003). Ethnography as a logic-of-inquiry. In J. Flood, D. Lapp, Squire, J. & J. Jensen (Eds.). Research in the teaching of the English language arts. (pp.201-224). Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates.

GREEN, J. L. & HARKER, J. O. (1988). Multiple perspective analyses of classroom discourse. Norwood, NJ: Ablex.

GULBRIUM, J.F. & HOLSTEIN, J. A. (2003). Post modern interviewing. Thousand Oaks, CA: Sage

HEAP, J. L. (1995). The status of claims in “qualitative” educational research. Curriculum Inquiry, 25(3), 271-292.

HEATH, S. B (2019). Preface. In D., Bloome, M.L. Castanheira, C. Leung, C.& J. Roswell (Eds) Retheorizing literacy practices: Complex social and cultural contexts. (pp vii-ix). New York, NY: Routledge.

HEATH, S.B., & STREET, B. (2008). On ethnography: Approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press.

HOLLEY, K. (2017). Interdisciplinary curriculum and learning in higher education. In Oxford research encyclopedia of education. Retrieved from http://education.oxfordre.com/view/10.1093/acrefore/9780190264093.001.0001/acrefore-9780190264093-e-138.

JACOBS, H. (1989). Interdisciplinary curriculum: Design and implementation. Alexandria: ASCD.

KELLY, G.J. (2006). Epistemology an educational research. In. J. Green, C. Camilli & P. Elmore (Eds.), Handbook of complementary methods in education research. (pp.33-55). Lawrence Erlbaum.

KHAN, M. A., & LAW, L. S. (2015). An integrative approach to curriculum development in higher education in the USA: A theoretical framework. International Education Studies, 8(3), 66–76.

LEA, M.R. & STREET, B.V. (2006). The "Academic Literacies" model: Theory and applications. Theory into Practice. 45(4).368-377.

PRAWATT, R.S. & FLODEN, R.E. (1994). Philosophical perspective on constructivist views of learning. Educational Psychologist, 29(1), 37-48.

SAFFO, P. (2007, July). Six Rules for Effective Forecasting. Harvard Business Review, Retrieved from her.org/2007/07/six-rules-for-effective-forecasting

SCRIBNER, S., & COLE, M. (1999). The Psychology of Literacy. Cambridge, MA: Harvard University Press.

STREET, B. V. (1984). Literacy in theory and practice. NY: Cambridge University Press

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.