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Práticas de linguagem no contexto de internacionalização em um instituto federal
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Palavras-chave

Sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin
Abordagem glotopolítica
Placas de sinalização escolar.

Como Citar

SOUZA, Carlos Fabiano de. Práticas de linguagem no contexto de internacionalização em um instituto federal: placas de sinalização e seus efeitos glotopolíticos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 3, p. 1353–1374, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8658109. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

A partir do suporte teórico-metodológico da sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017), no que toca especialmente à questão da expressividade, em diálogo com a abordagem glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986), este texto busca tecer algumas reflexões em torno do objeto de estudo práticas de linguagem em placas de sinalização em espaços físicos escolar. Toma-se por base o contexto de internacionalização em um instituto federal tecnológico, com o intuito de compreender, por meio de uma lente discursivo-dialógica, quais os efeitos glotopolíticos implicados em práticas dessa natureza. Assume-se que essas práticas atuam como uma forma de intervenção política na paisagem linguística escolar (SPOLSKY, 2004), sendo fruto, portanto, de escolhas nada aleatórias, decisões tomadas aprioristicamente que, no caso do material analisado, dá a ver a opção por quais línguas privilegiar nas placas de sinalização nos ambientes dessa instituição, bem como a ordem de prioridade em que elas tendem a se inscrever nas placas em análise.

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