Práticas de linguagem no contexto de internacionalização em um instituto federal

placas de sinalização e seus efeitos glotopolíticos

Palavras-chave: Sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin, Abordagem glotopolítica, Placas de sinalização escolar.

Resumo

A partir do suporte teórico-metodológico da sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017), no que toca especialmente à questão da expressividade, em diálogo com a abordagem glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986), este texto busca tecer algumas reflexões em torno do objeto de estudo práticas de linguagem em placas de sinalização em espaços físicos escolar. Toma-se por base o contexto de internacionalização em um instituto federal tecnológico, com o intuito de compreender, por meio de uma lente discursivo-dialógica, quais os efeitos glotopolíticos implicados em práticas dessa natureza. Assume-se que essas práticas atuam como uma forma de intervenção política na paisagem linguística escolar (SPOLSKY, 2004), sendo fruto, portanto, de escolhas nada aleatórias, decisões tomadas aprioristicamente que, no caso do material analisado, dá a ver a opção por quais línguas privilegiar nas placas de sinalização nos ambientes dessa instituição, bem como a ordem de prioridade em que elas tendem a se inscrever nas placas em análise.

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Biografia do Autor

Carlos Fabiano de Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Estudos de Linguagem (área de concentração em Linguística), linha de pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

         

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Publicado
2019-10-07
Como Citar
Souza, C. F. de. (2019). Práticas de linguagem no contexto de internacionalização em um instituto federal. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(3), 1353-1374. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8658109