Cultura visual “através do espelho”

visão e revisão da representação por meio da genealogia e tradução cultural

Palavras-chave: Filosofia da linguagem pós-estruturalista, Cultura visual, Tradução cultural, Educação linguística.

Resumo

Baseando-se nas filosofias pós-estruturalistas foucaultiana e derridiana, nas abordagens sociológicas da linguagem de Sousa Santos e Menezes de Souza, na conceituação produtiva de cultura de Stuart Hall e nos estudos visuais de Mirzoeff, Stam e Shohat, este artigo busca relacionar cultura visual, tradução cultural e educação linguística. De natureza qualitativa e interpretativista, esta reflexão é dividida em cinco seções principais: na introdução, abordagens filosóficas e sociológicas em relação à linguagem visual e cultura são apresentadas. A seção um problematiza a cultura visual, por meio da genealogia de corpos invisíveis. A próxima seção explora a evolução do modelo de tradução gramatical para a tradução cultural na cultura visual. Em seguida, o artigo revisita e desconstrói modelos de letramento dominantes por meio da tradução cultural. Finalmente, esta perspectiva genealógica em relação ao visual mostra que as formações históricas tradicionais retornaram aos cenários políticos e educacionais em nosso país e infelizmente têm promovido uma política de manipulação e alienação.

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Biografia do Autor

Daniel de Mello Ferraz, Universidade de São Paulo

 Pós-doutor pela Universidade de São Paulo, com pesquisa focalizada em educação em língua inglesa.

         
Souzana Mizan, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

           

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Publicado
2019-10-07
Como Citar
Ferraz, D. de M., & Mizan, S. (2019). Cultura visual “através do espelho”. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(3), 1375-1401. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8658110