Banner Portal
A construção discursiva dos direitos humanos e suas tensões
PDF

Palavras-chave

Direitos humanos
Discurso político
Hegemonia
Representação

Como Citar

CAVALCANTI, Maria Clara Gomes Mathias; FERREIRA, Raimundo Ruberval. A construção discursiva dos direitos humanos e suas tensões: o caso da extrema direita no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 2, p. 1239–1258, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8658454. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho investiga as formas de produção de sentido para os direitos humanos no discurso da extrema direita no Brasil com foco na dimensão ideológica dos processos em questão e seus efeitos na construção de uma nova hegemonia. A discussão toma como referência a Análise de Discurso Critica, na vertente de Fairclough ([1992] 2001; 2003), em diálogo com a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau (LACLAU; MOUFFE [1985] 2015; LACLAU 1990; 2013). A discussão mostra que a construção discursiva dos direitos, para além do âmbito normativo, não apenas se dá em variadas mobilizações práticas, como envolve disputas de sentido e de poder, sendo parte fundamental da construção e transformação de sistemas de significação contemporâneos. A análise aponta que a (re)construção discursiva dos direitos humanos, no contexto do populismo de extrema direita emergente no Brasil atual, integra uma articulação discursiva cujos momentos (e os direitos humanos constituem uma das diferenças articuladas) caracterizam-se, sobretudo, por um esvaziamento de seus conteúdos.

PDF

Referências

AUSTIN, John Langshaw. How to do things with words. London: Routledge, 1962.

BOLSONARO, Jair. Discurso do Presidente da República, durante cerimônia de Recebimento da Faixa Presidencial. Publicado em 01/01/2019, 16h45. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/discursos/2019/discurso-do-presidente-da-republica-jair-bolsonaro-durante-cerimonia-de-recebimento-da-faixa-presidencial

BOLSONARO, Jair. Discurso do presidente da República, durante a abertura da sessão plenária do Fórum Econômico Mundial 2019. Publicado em 22/01/2019. 13h30. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/discursos/2019/discurso-do-presidente-da-republica-jair-bolsonaro-durante-a-abertura-da-sessao-plenaria-do-forum-economico-mundial-2019

CAVALCANTI, M. C. G. M. Direitos humanos como significante vazio: modos de agir, modos de representar e modos de ser na luta (discursiva) por direitos. Tese de doutorado – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. 2016.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FLORES, Joaquín Herrera. Direitos humanos, interculturalidade e racionalidade de resistência. Rio de Janeiro: Mimeo. 1991.

FERREIRA, Ruberval. A questão da representação na Análise de Discurso Crítica: algumas questões para o debate. In: MAGALHÃES et al. Anais do Seminário de Análise de Discurso Crítica. Fortaleza: UFC, 2010.

FERREIRA, Ruberval; RAJAGOPALAN, Kanavillil. Um mapa da crítica nos estudos da linguagem e do discurso. São Paulo/Campinas: Pontes Editores, 2016.

LACLAU, Ernesto. New reflections on the revolution of our time. London: Verso, 1990.

LACLAU, Ernesto. A razão populista. Três estrelas: São Paulo, 2013.

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Trad. Joanildo A. Burity; Josias de Paula Jr.; Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios – Casa de Artes e Livros, 2015.

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

PIOVESAN, F. Direitos humanos e justiça internacional. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

RAJAGOPALAN, Kanavilil. Atos ilocucionários como jogos de linguagem. Estudos linguísticos. Lorena, n. 18, p. 523-530, 1989. Anais de Seminários.

RAJAGOPALAN, Kanavilil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de discurso crítica. Campinas: Pontes, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos: o desafio da interculturalidade. Revista Direitos Humanos, 02, junho/2009.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.