Banner Portal
Trump twitta a verdade
PDF (English)

Palavras-chave

Populismo
Mídias sociais
Conspiração
Trump
Twitter

Como Citar

VARIS, Piia. Trump twitta a verdade: populismo métrico e conspiração midiática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 428–443, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8658895. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Desde seu surgimento, estudos sobre ‘populismo digital’ têm focado principalmente na perspicácia de movimentos e políticos populistas em seu uso de mídias sociais. O foco deste artigo é diferente: temos já certa quantidade de conhecimento sobre o que os/as populistas fazem nas e pelas mídias digitais, mas pouco se escreveu sobre o que populistas dizem sobre mídias sociais – como eles/elas enquadram tais mídias como ambientes de comunicação política, e com quais tipos de implicações. As plataformas de mídias sociais, como Facebook e Twitter, têm não apenas se tornado agentes centrais nos debates correntes sobre liberdade de expressão, linguagem politicamente correta e verdade/fake, mas também se tornaram parte do discurso político (populista) em termos de suas políticas de moderação e intervenção em conteúdo, ou em termos da falta delas. Explorarei essas questões por meio do exame do discurso de Donald Trump nas mídias sociais como um ambiente para comunicação política e em suas políticas de moderação.

PDF (English)

Referências

BARTLETT, Jamie; BIRDWELL, Jonathan; LITTLER, Mark. (2011) The new face of digital populism. London: Demos.

BERGMANN, Eirikur (2018) Conspiracy & populism. The politics of misinformation. London: Palgrave Macmillan.

BLOMMAERT, Jan (2018) Trump’s tweetopoetics. Tilburg Papers in Culture Studies, paper 203.

DEAN, Jodi. (200). Publicity’s secret. How technoculture capitalizes on democracy. Ithaca: Cornell University Press.

van DIJCK, José. (2013) The culture of connectivity. A critical history of social media. Oxford: Oxford University Press.

FENSTER, Mark (2008 [1999]). Conspiracy theories. Secrecy and power in American culture. Revised and updated edition. Minneapolis: University of Minnesota Press.

GERSHON, Ilana. (2010). The breakup 2.0. Disconnecting over new media. Ithaca: Cornell University Press.

GILLESPIE, Tarleton. (2018). Custodians of the internet. Platforms, content moderation, and the hidden decisions that shape social media. New Haven & London: Yale University Press.

JACQUEMET, Marco. (2019) 45 as a bullshit artist: Straining for charisma. Tilburg Papers in Culture Studies, Paper 235. Available at: https://www.tilburguniversity.edu/research/institutes-and-research-groups/babylon/tpcs

JONES, Rodney H.; CHIK, Alice; HAFNER, Christoph (eds.) (2015) Discourse and digital practices. Doing discourse analysis in the digital age. London: Routledge.

MALY, Ico. (2018) Populism as mediatized communicative relation: The birth of algorithmic populism. Tilburg Papers in Culture Studies, paper 213.

MÜLLER, Jan-Werner. (2016) What is populism? Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

PALFREY, John; GASSER, Urs. (2008) Born digital. Understanding the first generation of digital natives. New York: Basic Books.

VARIS, Piia. (2017) Superdiverse times and places: Media, mobility, conjunctures and structures of feeling. In: ARNAUT, Karel; KARREBÆK, Martha Sif; SPOTTI, Massimiliano; BLOMMAERT, Jan. (eds.) Engaging superdiversity: Recombining spaces, times and language practices. Bristol: Multilingual Matters, 25-46.

VARIS, Piia (2019) Conspiracy theorising online: Memes as a conspiracy theory genre. Tilburg Papers in Culture Studies, paper 238. https://www.tilburguniversity.edu/research/institutes-and-research-groups/babylon/tpcs

VARIS, Piia. (2020) The (pseudo)science of profiling and surveillance. Diggit Magazine, February 20.

VARIS, Piia; BLOMMAERT, Jan. (2015) Conviviality and collectives on social media: Virality, memes, and new social structures. Multilingual Margins 2 (1), 31-45.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.