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A intercompreensão para promoção da língua francesa na internacionalização das universidades brasileiras
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Palavras-chave

Intercompreensão
Internacionalização
Políticas linguísticas

Como Citar

GUIMARÃES, Felipe Furtado. A intercompreensão para promoção da língua francesa na internacionalização das universidades brasileiras. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, p. 203–216, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8660116. Acesso em: 14 dez. 2024.

Resumo

Este estudo tem como objetivo examinar a abordagem intercompreensível (IA) como uma oportunidade de promover a língua francesa no contexto da internacionalização das universidades brasileiras, à luz das recentes reformas na educação (em geral) e no ensino de línguas (em particular) que dificultam o ensino, a aprendizagem e o uso de línguas diferentes do inglês no Brasil. Para isso, o autor realizou uma pesquisa bibliográfica para identificar a relação entre estudos de línguas estrangeiras e internacionalização, bem como uma pesquisa documental para identificar textos relacionados a reformas educacionais e políticas linguísticas no Brasil que afetam o uso do francês. Conclui-se que abordagens inovadoras como a IA são necessárias para promover o ensino do francês (e outras línguas) na academia, com o apoio das tecnologias da informação e comunicação (TIC), em prol de uma educação superior mais diversificada e multilíngue.

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