v. 60 n. 1 (2021): Linguagem e Raça
Trabalhos em Linguística Aplicada
Trabalhos em Linguística Aplicada
Sobre
Sobre o Periódico
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Políticas
Direitos Autorais
Acesso Aberto
Arquivamento
Processo de Avaliação
Plágio e Similaridade
Retratação
Ética
Conflito de Interesses
Questões de Gênero e Sexo
Privacidade
Taxas de Publicação
Inteligência Artificial
Notícias
Artigos +Lidos
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
v. 60 n. 1 (2021)
Publicado em maio 21, 2021
Linguagem e Raça
Apresentação
Letícia Fraga, Aparecida de Jesus Ferreira
1-5
Linguagem e Raça
PDF
Artigos
Lucía Céspedes
141-154
Revistas latino-americanas e línguas hegemônicas para publicação acadêmica no SCOPUS e Web of Science
PDF (English)
Gustavo Ximenes Cunha
155-170
O processo de negociação e o alcance da completude monológica em debate eleitoral
PDF
Jan Engh
171-190
O português como curso universitário num país do Norte: o caso da Noruega
PDF
Walter Vieira Barros
191-202
Construção identitária e formação de professores “nativos digitais” no estágio supervisionado de língua inglesa
PDF
Felipe Furtado Guimarães
203-216
A intercompreensão para promoção da língua francesa na internacionalização das universidades brasileiras
PDF (English)
Rosane Rocha Pessoa, Marco Túlio de de Urzêda Freitas
217-232
“Resistindo na boca da noite um gosto de sol”: pedagogia da pergunta como resistência democrática na educação linguística
PDF
Roberto Baron
233-247
O ensino e a aprendizagem da escrita na língua materna: da transdisciplinaridade ao colonialismo implícito nos gêneros exames de larga escala e avaliações do desempenho da aprendizagem dos alunos nas salas de aula
PDF
Danniel Carvalho
248-267
Sobre a domesticação do gênero gramatical
PDF
Marco André Franco de Araújo, Ederson Saraiva, Sinval Martins de Sousa Filho
268-281
Análise de um livro didático de língua portuguesa: ensino tradicional de gramática versus Gêneros discursivos e análise linguística
PDF
Marileide Dias Esqueda
282-299
Tradução automática: questões de ensino e aprendizagem
PDF (English)
Aline Kieling, Paula Tatiana Silva-Antunes, Gabriela Maria Oliveira-Codinhoto
300-315
Curadoria de sentidos em multiletramentos digitais no curso de letras inglês da Universidade Federal do Acre
PDF
Karin Claudia Nin Brauer, Maximina Maria Freire
316-327
Paulo Freire e Edgar Morin: a complementaridade de um diálogo possível
PDF
Dossiê
Glenda Cristina Valim de Melo
6-15
Performatividade de raça interseccionada por gênero e sexualidade em uma roda de conversa entre mulheres negras
PDF (English)
Priscilla Teodósio Rosa, Talita de Oliveira
16-29
Aspectos da branquidade e os atravessamentos da amabilidade artificiosa na mídia televisiva: o caso do RJ-Móvel
PDF
Isabela Ramalho Orlando
30-42
Línguas indígenas em pauta na aula de inglês: possibilidades para uma educação linguística crítica
PDF
Joelma Silva Santos
43-57
Formação de professores de inglês para abordagem de questões étnico-raciais: práticas planejadas e práticas manifestas
PDF
Gabriel Nascimento
58-68
Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o não-marcado e trazer o corpo de volta na linguagem
PDF
Danie Marcelo de Jesus, Gabriel Oliveira
69-81
Questões étnico-raciais em discursos em torno da virilidade masculina negra em contos homoeróticos
PDF
Thaís Elizabeth Pereira Batista
82-95
Intersecções entre ideologias linguísticas e raciolinguísticas na manutenção de hierarquias raciais
PDF
Maria Regina de Lima Gonçalves Oliveira, Ariovaldo Lopes Pereira
96-104
“Disputar a ‘nega”: uma análise da expressão popular na perspectiva dos estudos de gênero, discurso, raça e classe social
PDF
Pedro Lôbo dos Santos, Eduardo Dias da Silva
105-113
A educação escolar indígena como fortalecimento da identidade cultural dos Potiguara da Paraíba/Brasil: considerações iniciais
PDF
Caroline Vieira Rodrigues
114-125
“Sou um corpo estranho no conjunto”: narrativas de um estudante negro migrante em uma universidade brasileira
PDF
Leonardo da Silva, Priscila Fabiane Farias
126-140
A literatura de mulheres negras como direito humano: reflexões sobre o desenvolvimento da consciência crítica no contexto de um projeto de extensão para mulheres em privação de liberdade
PDF
Entrevista
Patricia Hill Collins, Kleber Aparecido da Silva, Maria Carmen Aires Gomes
328-337
Interseccionalidade, Opressão Epistêmica e Resistência: uma entrevista com Patrícia Hill Collins
PDF (English)
×
Usuário
*
Obrigatório
Senha
*
Obrigatório
Esqueceu a senha?
Mantenha-me conectado
Acesso
Não possui registro?
Registrar-se aqui