Banner Portal
v. 60 n. 1 (2021): Linguagem e Raça
Linguagem e Raça

Apresentação

Letícia Fraga, Aparecida de Jesus Ferreira
1-5
Linguagem e Raça
PDF

Dossiê

Glenda Cristina Valim de Melo
6-15
Performatividade de raça interseccionada por gênero e sexualidade em uma roda de conversa entre mulheres negras
PDF (English)
Priscilla Teodósio Rosa, Talita de Oliveira
16-29
Aspectos da branquidade e os atravessamentos da amabilidade artificiosa na mídia televisiva: o caso do RJ-Móvel
PDF
Isabela Ramalho Orlando
30-42
Línguas indígenas em pauta na aula de inglês: possibilidades para uma educação linguística crítica
PDF
Joelma Silva Santos
43-57
Formação de professores de inglês para abordagem de questões étnico-raciais: práticas planejadas e práticas manifestas
PDF
Gabriel Nascimento
58-68
Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o não-marcado e trazer o corpo de volta na linguagem
PDF
Danie Marcelo de Jesus, Gabriel Oliveira
69-81
Questões étnico-raciais em discursos em torno da virilidade masculina negra em contos homoeróticos
PDF
Thaís Elizabeth Pereira Batista
82-95
Intersecções entre ideologias linguísticas e raciolinguísticas na manutenção de hierarquias raciais
PDF
Maria Regina de Lima Gonçalves Oliveira, Ariovaldo Lopes Pereira
96-104
“Disputar a ‘nega”: uma análise da expressão popular na perspectiva dos estudos de gênero, discurso, raça e classe social
PDF
Pedro Lôbo dos Santos, Eduardo Dias da Silva
105-113
A educação escolar indígena como fortalecimento da identidade cultural dos Potiguara da Paraíba/Brasil: considerações iniciais
PDF
Caroline Vieira Rodrigues
114-125
“Sou um corpo estranho no conjunto”: narrativas de um estudante negro migrante em uma universidade brasileira
PDF
Leonardo da Silva, Priscila Fabiane Farias
126-140
A literatura de mulheres negras como direito humano: reflexões sobre o desenvolvimento da consciência crítica no contexto de um projeto de extensão para mulheres em privação de liberdade
PDF

Artigos

Lucía Céspedes
141-154
Revistas latino-americanas e línguas hegemônicas para publicação acadêmica no SCOPUS e Web of Science
PDF (English)
Gustavo Ximenes Cunha
155-170
O processo de negociação e o alcance da completude monológica em debate eleitoral
PDF
Jan Engh
171-190
O português como curso universitário num país do Norte: o caso da Noruega
PDF
Walter Vieira Barros
191-202
Construção identitária e formação de professores “nativos digitais” no estágio supervisionado de língua inglesa
PDF
Felipe Furtado Guimarães
203-216
A intercompreensão para promoção da língua francesa na internacionalização das universidades brasileiras
PDF (English)
Rosane Rocha Pessoa, Marco Túlio de de Urzêda Freitas
217-232
“Resistindo na boca da noite um gosto de sol”: pedagogia da pergunta como resistência democrática na educação linguística
PDF
Roberto Baron
233-247
O ensino e a aprendizagem da escrita na língua materna: da transdisciplinaridade ao colonialismo implícito nos gêneros exames de larga escala e avaliações do desempenho da aprendizagem dos alunos nas salas de aula
PDF
Danniel Carvalho
248-267
Sobre a domesticação do gênero gramatical
PDF
Marco André Franco de Araújo, Ederson Saraiva, Sinval Martins de Sousa Filho
268-281
Análise de um livro didático de língua portuguesa: ensino tradicional de gramática versus Gêneros discursivos e análise linguística
PDF
Marileide Dias Esqueda
282-299
Tradução automática: questões de ensino e aprendizagem
PDF (English)
Aline Kieling, Paula Tatiana Silva-Antunes, Gabriela Maria Oliveira-Codinhoto
300-315
Curadoria de sentidos em multiletramentos digitais no curso de letras inglês da Universidade Federal do Acre
PDF
Karin Claudia Nin Brauer, Maximina Maria Freire
316-327
Paulo Freire e Edgar Morin: a complementaridade de um diálogo possível
PDF

Entrevista

Patricia Hill Collins, Kleber Aparecido da Silva, Maria Carmen Aires Gomes
328-337
Interseccionalidade, Opressão Epistêmica e Resistência: uma entrevista com Patrícia Hill Collins
PDF (English)