Resumo
Abordar a temática da raça, neste momento, é de fundamental importância. Embora já tenhamos, no país, vários avanços históricos com relação a questões raciais, como, por exemplo, políticas públicas e políticas linguísticas que evidenciam a necessidade de trazer para o contexto brasileiro a questão da raça como central na elaboração dessas normativas, passamos por um período difícil, tanto nacional como internacionalmente. Por essa razão, demarcar esse espaço é necessário para que possamos garantir que reflexões críticas estejam presentes, já que “o racista numa cultura com racismo é por esta razão normal” (NASCIMENTO, 1978, p. 85 apud MILANEZ et al., 2019, p. 2165).
Referências
BATISTA, T. E. P. Intersecções entre ideologias linguísticas e raciolinguísticas na manutenção de hierarquias raciais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661799. Acesso em: 31 mar. 2021.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Social identities of black females in English language textbooks used in Brazil And Cameroon: Intersectionalities of race, gender, social class and critical racial literacy. Revista X, v. 14, n. 4, p. 20-40, 2019.
FRAGA, L.; FERREIRA, A. de J. Linguagem e Raça. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8665126. Acesso em: 31 mar. 2021.
JESUS, D. M. de; OLIVEIRA, G. . Questões étnico-raciais em discursos em torno da virilidade masculina negra em contos homoeróticos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661910. Acesso em: 31 mar. 2021.
MELO, G. C. V. de. Performatividade de raça interseccionada por gênero e sexualidade em uma roda de conversa entre mulheres negras. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8662006. Acesso em: 31 mar. 2021.
MILANEZ, Felipe et al. Existência e Diferença: O Racismo Contra os Povos Indígenas. Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 2161-2181, Set. 2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-89662019000302161&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 Mar. 2021.
NASCIMENTO, G. Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o não-marcado e trazer o corpo de volta na linguagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661808. Acesso em: 31 mar. 2021.
OLIVEIRA, M. R. de L. G.; PEREIRA, A. L. “Disputar a ‘nega”: uma análise da expressão popular na perspectiva dos estudos de gênero, discurso, raça e classe social. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661761. Acesso em: 31 mar. 2021.
ORLANDO, I. R. Línguas indígenas em pauta na aula de inglês: possibilidades para uma educação linguística crítica. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661821. Acesso em: 31 mar. 2021.
RODRIGUES, C. V. “Sou um corpo estranho no conjunto”: narrativas de um estudante negro migrante em uma universidade brasileira. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661862. Acesso em: 31 mar. 2021.
ROSA, P. T.; OLIVEIRA, T. de. Aspectos da branquidade e os atravessamentos da amabilidade artificiosa na mídia televisiva: o caso do RJ-Móvel. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661810. Acesso em: 31 mar. 2021.
SANTOS, J. S. Formação de professores de inglês para abordagem de questões étnico-raciais: práticas planejadas e práticas manifestas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661892. Acesso em: 31 mar. 2021.
SANTOS, P. L. dos .; SILVA, E. D. da. A educação escolar indígena como fortalecimento da identidade cultural dos Potiguara da Paraíba/Brasil: considerações iniciais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661506. Acesso em: 31 mar. 2021.
SILVA, L. da; FARIAS, P. F. . A literatura de mulheres negras como direito humano: reflexões sobre o desenvolvimento da consciência crítica no contexto de um projeto de extensão para mulheres em privação de liberdade. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661765. Acesso em: 31 mar. 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Trabalhos em Linguística Aplicada