Banner Portal
Idioma y Raza
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Raza
Racismo
Idioma

Cómo citar

FRAGA, Letícia; FERREIRA, Aparecida de Jesus. Idioma y Raza. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8665126. Acesso em: 8 jul. 2024.

Resumen

Abordar a temática da raça, neste momento, é de fundamental importância. Embora já tenhamos, no país, vários avanços históricos com relação a questões raciais, como, por exemplo, políticas públicas e políticas linguísticas que evidenciam a necessidade de trazer para o contexto brasileiro a questão da raça como central na elaboração dessas normativas, passamos por um período difícil, tanto nacional como internacionalmente. Por essa razão, demarcar esse espaço é necessário para que possamos garantir que reflexões críticas estejam presentes, já que “o racista numa cultura com racismo é por esta razão normal” (NASCIMENTO, 1978, p. 85 apud MILANEZ et al., 2019, p. 2165).

PDF (Português (Brasil))

Citas

BATISTA, T. E. P. Intersecções entre ideologias linguísticas e raciolinguísticas na manutenção de hierarquias raciais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661799. Acesso em: 31 mar. 2021.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Social identities of black females in English language textbooks used in Brazil And Cameroon: Intersectionalities of race, gender, social class and critical racial literacy. Revista X, v. 14, n. 4, p. 20-40, 2019.

FRAGA, L.; FERREIRA, A. de J. Linguagem e Raça. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8665126. Acesso em: 31 mar. 2021.

JESUS, D. M. de; OLIVEIRA, G. . Questões étnico-raciais em discursos em torno da virilidade masculina negra em contos homoeróticos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661910. Acesso em: 31 mar. 2021.

MELO, G. C. V. de. Performatividade de raça interseccionada por gênero e sexualidade em uma roda de conversa entre mulheres negras. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8662006. Acesso em: 31 mar. 2021.

MILANEZ, Felipe et al. Existência e Diferença: O Racismo Contra os Povos Indígenas. Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 2161-2181, Set. 2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-89662019000302161&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 Mar. 2021.

NASCIMENTO, G. Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o não-marcado e trazer o corpo de volta na linguagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661808. Acesso em: 31 mar. 2021.

OLIVEIRA, M. R. de L. G.; PEREIRA, A. L. “Disputar a ‘nega”: uma análise da expressão popular na perspectiva dos estudos de gênero, discurso, raça e classe social. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661761. Acesso em: 31 mar. 2021.

ORLANDO, I. R. Línguas indígenas em pauta na aula de inglês: possibilidades para uma educação linguística crítica. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661821. Acesso em: 31 mar. 2021.

RODRIGUES, C. V. “Sou um corpo estranho no conjunto”: narrativas de um estudante negro migrante em uma universidade brasileira. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661862. Acesso em: 31 mar. 2021.

ROSA, P. T.; OLIVEIRA, T. de. Aspectos da branquidade e os atravessamentos da amabilidade artificiosa na mídia televisiva: o caso do RJ-Móvel. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661810. Acesso em: 31 mar. 2021.

SANTOS, J. S. Formação de professores de inglês para abordagem de questões étnico-raciais: práticas planejadas e práticas manifestas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661892. Acesso em: 31 mar. 2021.

SANTOS, P. L. dos .; SILVA, E. D. da. A educação escolar indígena como fortalecimento da identidade cultural dos Potiguara da Paraíba/Brasil: considerações iniciais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661506. Acesso em: 31 mar. 2021.

SILVA, L. da; FARIAS, P. F. . A literatura de mulheres negras como direito humano: reflexões sobre o desenvolvimento da consciência crítica no contexto de um projeto de extensão para mulheres em privação de liberdade. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661765. Acesso em: 31 mar. 2021.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2021 Trabalhos em Linguística Aplicada

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.