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O português como curso universitário num país do Norte
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Palavras-chave

Línguas estrangeiras
Planeamento e liderança de Universidades
Língua portuguesa
Noruega

Como Citar

ENGH, Jan. O português como curso universitário num país do Norte: o caso da Noruega. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 1, p. 171–190, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8660987. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo

O português surgiu há 50 anos como curso na Universidade de Oslo (Noruega), por ser um canal importante de cultura, a fim de completar o ensino e a pesquisa romanísticos, e por razões práticas na esfera da indústria e dos negócios. De facto, a iniciativa partiu do último setor, embora preparada por um romanista. Com o tempo, o português tornou-se um curso como os outros. Contudo, com a mudança da ideologia da universidade e uma reorganização administrativa, os ideais académicos foram relegados a segundo plano. Também as considerações sociais e políticas foram negligenciadas. Cada vez menos recursos foram sendo atribuídos ao português, e a consequente baixa inevitável da procura por parte dos estudantes legitimou uma redução drástica do curso, testemunhando o desaparecimento do verdadeiro interesse pelos países e culturas lusófonos, não só da parte dos gestores académicos e da indústria, mas também do atual governo norueguês.

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Referências

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