Material curricular, familiaridade com o tema e interesse pelo tema na interação

perspectiva do material pedagógico do espanhol como língua estrangeira

Autores

Palavras-chave:

Material curricular, Familiaridade com o tema, Interesse pelo tema, material curricular; interesse pelo tema; familiaridade com o tema; material curricular; ensino do espanhol como língua estrangeira

Resumo

Nesta investigação reportamos resultados de um estudo de caso qualitativo centrado no contexto do ensino do espanhol como língua estrangeira no Chile. Com o objetivo de explorar a relação entre as características do material curricular, a familiaridade com o tema e o interesse pelo tema na tarefa de leitura, foram recolhidos dados de sessenta e quatro participantes utilizando três instrumentos. O primeiro é um inquérito para saber mais sobre a experiência anterior dos estudantes com a leitura no seu país. O segundo é uma entrevista semi-estruturada realizada com professores para obter mais clareza sobre as tarefas de leitura atribuídas e o material curricular utilizado. Finalmente, o terceiro é um grupo focal onde os estudantes partilharam as suas impressões sobre as tarefas atribuídas e o material utilizado. As conclusões apoiam que a complexidade do material instrucional reduziu o interesse pelo tema devido à falta de conhecimentos prévios relacionados com o material de leitura. Os estudantes sugeriram a alteração de todas as tarefas de leitura para avaliação sumativa, uma vez que a complexidade do texto os frustrava e queriam ser recompensados com pontuações. Estes resultados revelam que a concepção curricular e o interesse pelo tema poderiam ser influenciados pelo material utilizado de acordo com a familiaridade dos alunos com o tema.

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Biografia do Autor

Maha Soliman, Pontificia Universidade Católica de Valparaíso

Doutora em Linguística pela Universidad Pontifica Católica de Valparaíso especialista no ensino e compreensão de textos académicos em espanhol como língua estrangeira

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

SOLIMAN, M. Material curricular, familiaridade com o tema e interesse pelo tema na interação: perspectiva do material pedagógico do espanhol como língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 2, p. 467–482, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8664828. Acesso em: 19 out. 2021.