Banner Portal
Material curricular, familiaridade com o tema e interesse pelo tema na interação
PDF (English)

Palavras-chave

Material curricular
Familiaridade com o tema
Interesse pelo tema
material curricular; interesse pelo tema; familiaridade com o tema; material curricular; ensino do espanhol como língua estrangeira

Como Citar

SOLIMAN, Maha. Material curricular, familiaridade com o tema e interesse pelo tema na interação: perspectiva do material pedagógico do espanhol como língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 2, p. 467–482, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8664828. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Nesta investigação reportamos resultados de um estudo de caso qualitativo centrado no contexto do ensino do espanhol como língua estrangeira no Chile. Com o objetivo de explorar a relação entre as características do material curricular, a familiaridade com o tema e o interesse pelo tema na tarefa de leitura, foram recolhidos dados de sessenta e quatro participantes utilizando três instrumentos. O primeiro é um inquérito para saber mais sobre a experiência anterior dos estudantes com a leitura no seu país. O segundo é uma entrevista semi-estruturada realizada com professores para obter mais clareza sobre as tarefas de leitura atribuídas e o material curricular utilizado. Finalmente, o terceiro é um grupo focal onde os estudantes partilharam as suas impressões sobre as tarefas atribuídas e o material utilizado. As conclusões apoiam que a complexidade do material instrucional reduziu o interesse pelo tema devido à falta de conhecimentos prévios relacionados com o material de leitura. Os estudantes sugeriram a alteração de todas as tarefas de leitura para avaliação sumativa, uma vez que a complexidade do texto os frustrava e queriam ser recompensados com pontuações. Estes resultados revelam que a concepção curricular e o interesse pelo tema poderiam ser influenciados pelo material utilizado de acordo com a familiaridade dos alunos com o tema.

PDF (English)

Referências

AKBARI, O.; RAZAVI, A. (2016). Using authentic materials in the foreign language classrooms: Teachers’ perspectives in EFL classes. International Journal of Research Studies in Education, v. 5, n. 2, p. 105-116.

AKBULUT, F. D. (2020). Improving Turkish EFL Learners’ Lexical Knowledge through Topic Interest-Based Reading. Dil Eğitimi ve Araştırmaları Dergisi, v. 6, n. 1, p. 72-87.

ALTALIB, A. (2019). L2 Motivation in ESP and EGP Courses: An Investigation of L2 Motivational Selves among Learners of English in Saudi Arabia. Australian Journal of Applied Linguistics, v. 2, n. 1, p. 1-16.

ANDRIJEVIĆ, M. (2010). Reflexiones en torno al uso de los materiales auténticos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Colindancias-Revista de la Red de Hispanistas de Europa Central, n. 1, p. 157-163.

BRÅTEN, I.; MCCRUDDEN, M. T.; STANG LUND, E.; BRANTE, E. W.; STRØMSØ, H. I. (2018). Task‐oriented learning with multiple documents: Effects of topic familiarity, author expertise, and content relevance on document selection, processing, and use. Reading Research Quarterly, 53(3), 345-365.

CRESWELL, J. (2013). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Thousand Oaks: Sage.

ERÇETIN, G. (2010). Effects of topic interest and prior knowledge on text recall and annotation use in reading a hypermedia text in the L2. ReCALL: the Journal of EUROCALL, v. 22, n. 2, p. 228.

GARCÍA, M. D. (2007). Cómo llevar la literatura al aula de ELE: de la teoría a la práctica. marcoELE. Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, n. 5, p. 1-51.

GILMORE, A. (2011). “I prefer not text”: Developing Japanese learners’ communicative competence with authentic materials. Language learning, v. 61, n. 3, p. 786-819.

GIRONZETTI, E.; LACORTE, M.; MEREDIZ, E.; BARTIS, S. (2020). Evaluación y rediseño curricular para la integración de lengua, cultura y literatura en programas de español como L2. Revista Nebrija de Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas, v. 14, n. 28, p. 12-35.

GUO, S. (2012). Using authentic materials for extensive reading to promote English proficiency. English Language Teaching, v. 5, n. 8, p. 196-206.

HANSEJORDET, I. (2012). La marginación de la literatura y de Hispanoamérica en el español como lengua extranjera. Nordic Journal of Modern Language Methodology, v. 1, n. 1, p. 1-15.

MAHMOUDI, S.; MAHMOUDI, A. (2017). Can topic familiarity override language proficiency in reading comprehension? Journal of Language Teaching and Research, v. 8, n. 3, p. 496-506.

MARTÍNEZ, A. (2009). Empirical study of the effects of discourse markers on the reading comprehension of Spanish students of English as a foreign language. International Journal of English Studies, v. 9, n. 2, p. 19-43

MCKENNA, M. C.; ROBINSON, R. D. (2006). Teaching through text: Reading and writing in the content areas. Boston: Pearson/Allyn & Bacon.

MCNAMARA, D.; KINTSCH, W. (1996). Learning from texts: Effects of prior knowledge and text coherence. Discourse processes, v. 22, n. 3, p. 247-288.

MENKE, M. R.; PAESANI, K. (2019). Analysing foreign language instructional materials through the lens of the multiliteracies framework. Language, Culture and Curriculum, v. 32, n. 1, p. 34-49.

MERRIAM, S.; GRENIER, R. (2019). Qualitative Research in Practice: Examples for Discussion and Analysis. New Jersey: John Wiley & Sons.

MORENO, N.; MALOVRH, P. A. (2020). Restructuring a beginner language program: a quantitative analysis of face-to-face versus flipped-blended Spanish instruction. Hispania, v. 103, n. 2, p. 259-274.

MORTON, T. (2019). Teacher education in content-based language education. In WALSH, S.; MANN, S. (Eds.). The Routledge Handbook of English Language Teacher Education. London and New York: Routledge, p. 169-83.

PAESANI, K. (2017). Redesigning an introductory language curriculum: A backward design approach. L2 Journal, v. 9, n. 1.

PULIDO, D. (2004). The relationship between text comprehension and second language incidental vocabulary acquisition: A matter of topic familiarity? Language learning, v. 54, n. 3, p. 469-523.

PULIDO, D. (2007). The effects of topic familiarity and passage sight vocabulary on L2 lexical inferencing and retention through reading. Applied linguistics, v. 28, n. 1, p. 66-86.

QIU, X., & LO, Y. Y. (2017). Content familiarity, task repetition and Chinese EFL learners’ engagement in second language use. Language Teaching Research, v. 21, n. 6, p. 681-698.

QSR International. (2018). NVivo 12 pro. London: QSR International Pty Ltd.

SALAS, J. (2013). Necesidad de textos autenticos y adaptados en la ensenanza del idioma ingles con fines especificos. Pedagogía universitaria, v. 18, n. 4, p. 91-104.

SCHIEFELE, U. (1999). Interest and learning from text. Scientific studies of reading, v. 3, n. 3, p. 257-279.

Sequero, M. (2015). La literatura como recurso didáctico en la enseñanza del español como lengua extranjera. Tejuelo, n. 21, p. 30-53.

SHAKOURZADEH, L., & IZADPANAH, S. (2020). Textbook-assigned and self-selected topics of Iranian male EFL learners: topic interest, topic familiarity, topic importance, and topic difficulty. Asian-Pacific Journal of Second and Foreign Language Education, v. 5, n. 1, p. 1-23.

SOEMER, A., & SCHIEFELE, U. (2019). Text difficulty, topic interest, and mind wandering during reading. Learning and Instruction, v. 61, p. 12-22.

SOLÉ, I. (1992). Estrategias de lectura. Barcelona: Grao.

STOLLER, F. L. (2004). 12. Content-Based instruction: perspectives on curriculum planning. Annual review of applied linguistics, v. 24, p. 261-283.

STOLLER, F. L. (2015). Viewing extensive reading from different vantage points. Reading in a Foreign Language, v. 27, n. 1, p. 152-159.

ZYZIK, E. C.; POLIO, C. (2017). Authentic materials myths: Applying second language research to classroom teaching. Michigan, MI: University of Michigan Press.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Trabalhos em Linguística Aplicada

Downloads

Não há dados estatísticos.