Resumo
Este estudo apresenta e discute uma proposta teórico-metodológica de análise linguística na perspectiva dialógica, voltada ao gênero discursivo Memórias Literárias, para o trabalho no Ensino Fundamental. A partir dos pressupostos teóricos eleitos e da leitura do enunciado escolhido, elaboramos atividades para o estudo específico de pronomes, ao 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados da proposta apontam: i) a compreensão dos efeitos de sentido e de valor agregados à escolha dos pronomes em decorrência dos aspectos sócio-histórico-ideológicos; ii) a contribuição para a construção da consciência socioideológica e para a produção valorada do discurso, por meio do trabalho paralelo com habilidades epilinguísticas e metalinguísticas no estudo de pronomes; iii) a atribuição de valor à palavra, especificamente, ao uso e à produção de sentidos do enunciado e à alteração realizada na produção escrita; iv) o efetivo trabalho com a escrita, com produções de menor extensão, que evoluem para se chegar à produção textual de Memórias Literárias, a considerar o uso de pronomes como recurso expressivo linguístico inerente do gênero.
Referências
ACOSTA-PEREIRA, R. A.; RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso sob perspectiva da Análise Dialógica de Discurso do Círculo de Bakhtin. Revista Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 147-162, 2010.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979], p. 261-306.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernadini et al. São Paulo: Unesp; Hucitec, 1988 [1975].
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
BRAIT, B. Perspectiva dialógica. In: BRAIT, B.; SOUZA-E-SILVA, M. C. (Org.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2017. p. 9-30.
BRAIT, B. Estilo. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 79-102.
BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008. p. 9-32.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: terceiro e quarto ciclos. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
CLARA, R. A.; ALTENFELDER, A. H.; ALMEIDA, N. Se bem lembro...: caderno do professor: orientação para a produção de textos. 4. ed. São Paulo: Cenpec (Coleção da Olimpíada), 2014.
COSTA-HÜBES, T. da C. (Org.). Atividades de leitura e de análise linguística: 5º ano. V. 1. Cascavel: ASSOESTE, 2015.
DE PAULA, L. Círculo de Bakhtin: uma Análise Dialógica de Discurso. Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 239-258, jan./jun. 2013.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 9, p. 5-45, 1987.
FRANCO, N.; ACOSTA PEREIRA, R; COSTA-HÜBES, T. C. da. Por uma análise dialógica do discurso. In: GARCIA, D. A.; SOARES, A. S. F. (Org.). De 1969 a 2019: um percurso da/na análise de discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 275-300.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-49.
MARCUSCHI, E. A escrita do gênero memórias literárias no espaço escolar. Cadernos Cenpec. v.2. n 1, São Paulo, 2012. p. 47-73.
MENDES-POLATO, A. D.; MENEGASSI, R. J. Refratar e refletir: relações sociais e língua em práticas de análise linguística. In: FERNANDES, E. M. da F. (Org.). Gêneros do discurso: refletir e refratar com Bakhtin. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017, p. 13-44.
MENDONÇA, M. Análise Linguística no Ensino Médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C. e MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo. Parábola Editorial, 2006. p. 199-226.
MENEGASSI, R. J. Entonação valorativa em palavra escrita. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 11, p. 1-22, 2022.
MENEGASSI, R. J. A escrita como trabalho na sala de aula. In: JORDÃO, C. M. A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes, 2016, p. 193-230.
MOURA, M. I.; MIOTELLO, V. A escuta da palavra alheia. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 129-140.
OHUSCHI, M. C. G.; PAIVA, Z. L. R. Elaboração de atividades de análise linguística: entre o conhecimento sobre a língua e a compreensão do texto. In: FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas: Pontes Editores, 2020, p. 119-136.
OHUSCHI, M. C. G. Proposta de atividades de análise linguística nos cadernos “Poetas da escola” e “Se bem me lembro” da Olimpíada de Língua Portuguesa. 2019. Relatório Final de Estágio Pós-Doutoral em Letras (Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
OHUSCHI, M. C. G. Ressignificação de saberes na formação continuada: a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagem. 2013. 294 p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem e análise linguística: diagnóstico para propostas de intervenção. In: ABRAHÃO, M. H. V.; GIL, G.; RAUBER, A. S. (Org.). CONGRESSO LATINO-AMERICANO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS–CLAFPL, 1, Florianópolis, UFSC, 2007. Anais... Florianópolis: UFSC, 2007, p.824-836.
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de Língua Portuguesa. In: SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. B. (Org.). Concepções de linguagem e o ensino de Língua Portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005. p. 27-79.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. O estatuto dialógico da análise linguística:
caracterização teórico-pedagógica. Acta Scientiarum: Language and Culture, v. 41, p. 1-12, 2019.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. O estilo verbal como o lugar dialógico e
pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística.
Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 12, p. 123-143, 2017.
PORTAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/>. Acesso em: 01 abr. 2019.
REMENCHE, M. de L. R.; ROHLING, N. Prática de análise linguística e formação docente: avanços e desafios. In: OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Dialogismo, interação em práticas de linguagem no ensino de línguas. Castanhal: UFPA/Faculdade de Letras, 2016, p. 98-122.
RITTER, L. C. B. Práticas de leitura/análise linguística com crônicas no Ensino Médio: proposta de elaboração didática. 2012. 240 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
RITTER, L. C. B. Análise linguística no ensino fundamental. In: SANTOS, A. R. dos; RITTER, L. C. B.; MENEGASSI, R. J. Escrita e ensino. 2. Ed. Maringá: Eduem, 2010, p. 87-112.
RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 152-183.
ROHLING, N. Conteúdos de ensino na disciplina de Língua Portuguesa: o embate entre o discurso da tradição e o discurso da mudança. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 123-137, jan./abr. 2014.
SABINO, F. O menino no espelho. 59. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 13-18.
SOBRAL, A. U.; GIACOMELLI, K. Elementos sobre as propostas de Voloshinov no âmbito da concepção dialógica de linguagem. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 141-162.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Márcia Cristina Greco Ohuschi, Renilson José Menegassi