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Prática de análise linguística no trabalho com o pronome no ensino de língua materna

Palavras-chave

Dialogismo
Análise linguística
Memórias Literárias
Pronome

Como Citar

OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Prática de análise linguística no trabalho com o pronome no ensino de língua materna. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 62, n. 3, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671900. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Este estudo apresenta e discute uma proposta teórico-metodológica de análise linguística na perspectiva dialógica, voltada ao gênero discursivo Memórias Literárias, para o trabalho no Ensino Fundamental. A partir dos pressupostos teóricos eleitos e da leitura do enunciado escolhido, elaboramos atividades para o estudo específico de pronomes, ao 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados da proposta apontam: i) a compreensão dos efeitos de sentido e de valor agregados à escolha dos pronomes em decorrência dos aspectos sócio-histórico-ideológicos; ii) a contribuição para a construção da consciência socioideológica e para a produção valorada do discurso, por meio do trabalho paralelo com habilidades epilinguísticas e metalinguísticas no estudo de pronomes; iii) a atribuição de valor à palavra, especificamente, ao uso e à produção de sentidos do enunciado e à alteração realizada na produção escrita; iv) o efetivo trabalho com a escrita, com produções de menor extensão, que evoluem para se chegar à produção textual de Memórias Literárias, a considerar o uso de pronomes como recurso expressivo linguístico inerente do gênero.

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