Resumo
O objetivo deste artigo é discutir as crenças e percepções de doutorandos das áreas de Linguística, Literatura e História em relação ao conhecimento de gênero envolvidos na elaboração de projetos de tese submetidos a seleção para ingresso em curso de doutorado. A pesquisa se apoia nos pressupostos teóricos e metodológicos dos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG), especialmente na visão de que os gêneros possuem uma realidade sociorretórica (MILLER, 1984; DEVITT, 2004) e sociocognitiva (BERKENKOTTER; HUCHIN, 2016; TSENG, 2012), a qual pode ser percebida através das expectativas genéricas e crenças dos usuários de um gênero específico. Em função de projetos de pesquisa, em geral, incluindo projetos de tese, caracterizarem-se como um gênero ocluso, as crenças e expectativas diferem bastante entre os doutorandos acerca das práticas de leitura e de escrita de projetos, tendo sido observadas formas um tanto inusitadas, não esperadas na literatura que tematiza práticas de leitura e escrita de deste gênero. Por outro lado, também reconhecemos crenças similares, como a percepção de que projetos de tese podem ser vistos como um “trampolim operacional e prospectivo” para o gênero tese de doutorado, de modo que o seu processo de elaboração envolve ações retórico-discursivas prospectivas para o desenvolvimento de ideias e ações esboçadas em termos de planejamento.
Referências
ALVES FILHO, F. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista brasileira de linguística aplicada, v. 18, n. 1, p. 131-158, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-6398201812071 Acesso em 25 de julho de 2023.
ALVES FILHO, F.; LIMA, C. A. C. R. A motivação para a proposição de pesquisas por pesquisadores de linguística: uma análise sociorretórica. Fórum Linguístico, v. 17, n. 2, p. 4860-4877, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n2p4860 . Acesso em 10 de setembro de 2023
ALVES FILHO, F.; LIMA, C. A. C. R. Estratégias sociorretóricas para proposição de pesquisa na cultura disciplinar de química: uma análise de projetos de pesquisa de experts. Revista da Anpoll, v. 51, n. 2, p. 139-152, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1393 Acesso em 10 de setembro de 2023
ARAÚJO, J.; DIEB, M.; COSTA, S. M. O QNP e as dificuldades de construção do objeto de pesquisa: uma experiência de aprendizagem mediada sobre o gênero projeto de pesquisa. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 33, n. 3, p. 729-757, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-445097873044367046>. Acesso em: 20 de agosto de 2023.
ASKEHAVE, I.; SWALES, J. M. Genre identification and communicative purpose: A problem and a possible solution. Applied Linguistics, v. 22, n. 2, p. 195-212, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1093/applin/22.2.195>. Acesso em: 20 de agosto de 2023.
AUSTIN, J. L. How to do things with words. New York: New York Press, 1965.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. S. Paulo, Martins Fontes, 1979 [1953].
BARROS, J. de A. O projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. Editora Vozes Limitada, 2017.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo, Cortez Editora, 2005.
BERKENKOTTER, C.; HUCKIN, T. N. Genre knowledge in disciplinary communication: Cognition/culture/power. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1995.
CARVALHO, G. de. Gênero como ação social em Miller e Bazerman: o conceito, uma sugestão metodológica e um exemplo de aplicação. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, v. 1, p. 130-149, 2005.
CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic Analysis of Grant Proposals: European Union Research Grants English for Specific Purposes, Vol. 18, No. 1, pp. 47–62, 1999. Disponível em https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00026-4>. Acesso em: 20 de agosto de 2023.
DEVITT, A. Genre for social action: Transforming worlds through genre awareness and action. In S. Auken, & C. Sunesen (Eds.), Genre in the climate debate. Krakow, Poland: De Gruyter, 202, p. 17-33. Disponível em: https://doi.org/10.1515/9788395720499-006>. Acesso em: 24 de agosto de 2023.
DEVITT, A. J. Writing genres. Southern Illinois University Press, 2004. 268 p.
GILTROW, J. Meta-genre. In: R. COE; L. LORELEI; T. TESLENKO (eds.), The Rhetoric and Ideology of Genre: Strategies for Stability and Change. Creskill, New Jersey, Hampson Press, 2002, p. 187-205.
JUCÁ, D. C. N. A organização retórico-argumentativa na seção de justificativa no gênero textual projeto de dissertação. 2006. 109f. Dissertação (Mestrado em Letras) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
MAGGIONI, L.; VANSLEDRIGHT, B.; ALEXANDER, P. Walking on the borders: a measure of epistemic cognition in history. The Journal of Experimental Education. v. 77, n. 3, p. 187-213, p. 2009. Disponível em https://doi.org/10.3200/JEXE.77.3.187-214>. Acesso em: 12 de setembro de 2023.
MOTTA-ROTH, D..; HENDGES; G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
OLIVEIRA, J. S. L. de. Estratégias retóricas de projetos de pesquisa de doutorandos em História: a construção do problema de pesquisa. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras. Teresina (PI), 2022.
OLIVEIRA, J. S. L.; ALEXANDRE, L. R. B. Como mestrandos de Linguística agem retoricamente quando elaboram sua identificação do problema de pesquisa. LETRAS EM REVISTA, v. 11, n. 01, 2020. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/235>. Acesso em: 20 de setembro de 2023.
PAIVA, V. L. M. de O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, v. 157, 2019.
PARÉ, A.; SMART, G. Observing genres in action: Towards a research methodology. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (Ed.). Genre in the new rhetoric. Londres: Taylor & Francis, p. 146-154, 1994.
PEHKONEN, E.; PIETILA, A. On relationships between beliefs and knowledge in mathematics education. Paper presented at the CERME 3: Third conference of the European society for research in mathematics education, Bellaria, Italy, 2003.
PORTO, A. J. P. A construção retórica e o contexto de produção em projetos de pesquisa de doutorado em literatura. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2022.
RAYMOND, A. M.; SANTOS, V. Preservice elementary teachers and self-reflection: how innovation in Mathematics teacher preparation challenges mathematics beliefs. Journal of Teacher Education, 46(1), 58-70, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022487195046001010>. Acesso em: 20 de setembro de 2023.
SWALES, J. M. Aspects of article introductions. Birmingham: The University of Aston, 1981
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and researching settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J. M. Occluded genres in the academy. Academic writing, v. 45, p. 58, 1996.
SWALES, J. M. Research genres: Explorations and applications. Cambridge University Press, 2004.
TARDY, C. M. A genre system view of the funding of academic research. Written Communication, Sage Journals, v. 20. n. 1, p. 7-36, 2003. Disponível em: https: https://doi.org/10.1177/0741088303253569>. Acesso em: 03 de outubro de 2023.
TSENG, M. Toward a metapragmatic analysis of self-review in research grant proposals: From relevance to metarelevance. Intercultural Pragmatics, v. 9, n. 3, p. 335- 360, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1515/ip-2012-0020>. Acesso em: 10 de setembro de 2023.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Francisco Alves Filho