A revisão por pares é essencial para manter os padrões da Trabalhos em Linguística Aplicada, uma revista que tem como objetivo inovar e fazer avançar o campo dos estudos linguísticos aplicados. Trabalhamos para fornecer sistemas digitais adequados e aconselhamento editorial aos nossos revisores. Asseguramos que o nosso processo de revisão por pares é cego, justo e criticamente construtivo. Trabalhos em Linguística Aplicada não permite críticas desagradáveis ou ofensivas nos seus relatórios de revisão por pares. O conselho editorial da revista trabalha em conjunto com os revisores para avaliar a qualidade e a adequação dos manuscritos e para fornecer contribuições criticamente construtivas aos autores.
No que diz respeito à pré-avaliação, Trabalhos em Linguística Aplicada trabalha com a sua equipa editorial para avaliar a qualidade e a adequação formal dos artigos antes da revisão por pares. A nossa equipa também procura plágio ou auto-plágio nos manuscritos. No entanto, também se pede aos revisores que verifiquem os manuscritos para detetar possíveis (auto)plágios.
Considerando as práticas da ciência aberta e a metodologia SciELO de classificar as revisões como um novo tipo de literatura, ao publicar artigos aprovados, autores e revisores podem, de comum acordo, optar por:
- interagir diretamente com o autor correspondente
- publicar os pareceres de aprovação junto com os manuscritos, com ou sem identificação
A revista publica os nomes dos editores ou revisores nos artigos aprovados.