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A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar – inclusão e exclusão por via da escrita
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Palavras-chave

Relação com a escrita. Escrita extraescolar livre. Oficina sobre a escrita

Como Citar

CARDOSO, Inês; ÁLVARES PEREIRA, Luísa. A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar – inclusão e exclusão por via da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 54, n. 1, p. 79–107, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8641522. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, partimos de alguns apontamentos sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da escrita em Portugal, sintetizando diferentes enfoques investigativos. Assumiremos as dimensões cognitivas, pessoais e sociais da escrita e baseamo-nos no pressuposto de que deve estar subjacente ao processo de aprender e ensinar a escrever, numa perspetiva multifuncional e processual, o conhecimento sobre a relação dos alunos com a escrita, em contextos escolares e extraescolares. Do dispositivo metodológico montado, centramo-nos numa oficina sobre a escrita com adolescentes e na descrição de dimensões que configuram a complexidade das suas relações com a escrita. Chegámos, assim, à conceptualização de três ideais-tipo de relação com a escrita, que se constituem em modos de interpretar este fenómeno pluridimensional e instável, e são suscetíveis de fornecer pistas para um ensino mais inclusivo da produção escrita, produzindo uma relação mais positiva dos alunos com este modo de expressão.
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