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Atividade versus exercício: concepções teóricas e a prática da produção textual no ensino de língua portuguesa
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Palavras-chave

Atividade
exercício. Ensino de língua portuguesa

Como Citar

CERQUEIRA, Mirian Santos. Atividade versus exercício: concepções teóricas e a prática da produção textual no ensino de língua portuguesa. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 49, n. 1, p. 129–143, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645296. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a distinção entre atividade e exercício no ensino de língua portuguesa. Primeiramente, examinaremos as referidas noções à luz de algumas tendências pedagógicas; em seguida, analisaremos as proposições de manuais acerca dos conceitos mencionados e, finalmente, utilizaremos as reflexões obtidas a partir da observação de uma sala de aula de uma escola pública do ensino fundamental. Esse estudo nos leva a concluir que o trabalho com a escrita em sala de aula de língua portuguesa privilegia o exercício e, consequentemente, uma visão de língua fragmentada e sobretudo normativa.

RESUME:

Ce travail a pour objectif de réfléchir sur la distinction entre activité et exercice dans l’ enseignement de Langue Portugaise. Premièrement nous examinerons ce sujet à la lumière de quelques tendances pédagogiques actuelles; ensuite nous analyserons les propositions des manuels à ce sujet et finalement nous utiliserons les réflexions obtenues à partir de l’observation d’une salle de classe de l’ enseignement public (8e année au Brésil). Cette étude nous mène à conclure que le travail avec l’écriture en salle de classe de Langue Portugaise (langue maternelle) privilégie l’exercice et, par conséquent, une vision de langue fragmentée et surtout normative.

Mots-Clés: activité, exercice, enseignement de langue portugaise

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