Banner Portal
Um corpo tecnorgânico para a era da cibercultura: efeitos sobre o sexo e o gênero
PDF

Palavras-chave

Cibercultura. Corporalidade. Sexualidade

Como Citar

FERREIRA, Dina Maria Machado Andréa Martins; CAMINHA, Tibério. Um corpo tecnorgânico para a era da cibercultura: efeitos sobre o sexo e o gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 55, n. 2, p. 483–502, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647406. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho busca discutir as teorias contemporâneas aplicadas aos estudos do corpo, gênero e sexualidade e fazer um levantamento sobre as relações entre tecnologia e sujeito em um momento histórico que chamamos de ‘pós-humanismo’. Explora também a necessidade de uma revisão das categorias discretas da sexologia do século XX, já que a dinâmica da cibercultura está desinstitucionalizando subjetividades e identidades sociais por meio de novos espaços de sociabilidade (ciberespaço) e novos padrões de comportamento sexual. A crítica deste artigo caminha em direção à desconstrução de políticas culturais que estabelecem a conexão entre condições materiais de produção e práticas sexuais ditas saudáveis na sexuação do corpo. Isto é, refletimos sobre os efeitos do trabalho material e do simbolismo social nas identificações de gênero e o cinismo que transpassa a erotologia tradicional.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.