Banner Portal
'Contaminação' que faz pensar
PDF

Palavras-chave

Pós-humanismo
Multiletramentos
Tecnologia

Como Citar

TAKAKI, Nara Hiroko. ’Contaminação’ que faz pensar: linguística aplicada, letramentos e pós-humanismo. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 2, p. 579–611, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8654719. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar características da perspectiva pós-humanista e relacioná-las a entendimentos contemporâneos sobre linguística aplicada e estudos de letramentos, com atividades preliminares nessa direção e indagações para futuros estudos. Como estudos interdisciplinares, o pós-humanismo se inspira no conceito de assemblage de Deleuze e Guattari (2005) e vem ganhando relevância de acordo com teóricos como Barad (2007), Braidotti (2018), Bennet (2010), Pennycook (2018), dentre outros. Uma das preocupações desses estudiosos é o futuro da pesquisa, ensino, aprendizagem de/em línguas/linguagens e práxis em termos filosóficos, transculturais e educacionais. Barad (2007), Bennet (2010) usam os termos humanos e nãohumanos enquanto Braidotti (2018) e Pennycook (2018) registram humanos e não-humanos. Às vezes, Bennet (2010) prefere humanos-nãohumanos para enfatizar a ideia de assemblage. Consideram tais agentes em assemblage vibrante em meio a uma gama ampliada de complexidades semióticas, espaciais e éticas na emergência do humanismo pós-humano, conforme argumenta Braidotti (2018). Isso requer uma linguística aplicada e estudos de letramentos dispostos a reconhecer que eles próprios são produtos de tais emaranhamentos,  para os quais uma revisão de ontologias influenciando epistemologias e metodologias mostra-se produtiva.

PDF

Referências

BARAD, K. (2007). Meeting the universe halfway: quantum physics and the entanglement of mater and meaning. Durham, N.C.: Duke University Press.

BARAD, K. (2012). “Intra-actions” (interview of Karen Barad by Adam Kleinmann). Available at: <https://www.academia.edu/1857617/_Intra-actions_Interview_of_Karen_Barad_by_Adam_Kleinmann.> Access on: December 10 2018.

BARAD, K. (2003). Posthumanist Performativity: Toward an Understanding of How Matter Comes to Matter. Available at: <https://www.uio.no/studier/emner/sv/sai/SOSANT4400/v14/pensumliste/barad_posthumanist-performativity.pdf>. Access on: January 15, 2019.

BRAIDOTTI, R. (2018). The posthuman. Cambridge: Polity Press.

BENNET, J. (2010). Vibrant matter. A political ecology of things. Durham, NC: Duke University Press.

CANAGARAJAH, S. (2013). Translingual practice: global Englishes and cosmopolitan relations. New York, London, Routledge.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. (2005). A thousand plateaus: capitalism and schizophrenia/Gilles Deleuze, Felix Guattari; translation and foreword by Brian Massumi. Minneapolis: Published by the University of Minnesota Press, 2005.

FREIRE, P. (2011). Pedagogia do oprimido. 50ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, P. (2017). Pedagogy of the oppressed. 50th anniversary edition. Translated by Myra Bergman Ramos. With an introduction by Donaldo Macedo and an afterword by Ira Shor. New York: Bloomsbury Publishing Inc.

HACKETT, A.; SOMERVILLE, M. (2017). Posthuman literacies: young children moving in time, place and more-than-human worlds. Available at: https://e-space.mmu.ac.uk/618199/3/Moving%20in%20time%20and%20place%20FINAL%20%20March%202017%20(4).pdf. Access on: January 15, 2019.

JONES, A.; HOSKINS, T. K. (2016). A mark on paper: the matter of indigenous-settler history. In: TAYLOR, C.; HUGHES, C. (Eds.) Posthuman research practices in Education. New York: Palgrave Macmillan, pp. 75-92.

KRESS, G. (2003). Literacy in the New Media Age. New York, London: Routledge.

LATOUR, B. (2005). Reassembling the social: an introduction to actor-network theory. Oxford: Oxford University Press.

LIVESEY, G. (2010). Assemblage. In: PARR, A. (Ed.) Deleuze dictionary. Revised edition. Edinburg: Edinburg University Press, pp. 18-19.

MIGNOLO, W. (2000). Local histories/global designs. Coloniality, subaltern knowledges, and border thinking. Princetown: Princetown University Press.

MIGNOLO, W. (2010). The geopolitics of knowledge and the colonial difference. Disponível em: <http://waltermignolo.com/the-geopolitics-of-knowledge-and-the-colonialdifference/>. Access on January 17, 2019.

MITHCELL, D. T.; SNYDER, S. L. (2015). The Biopolitics of Disability: Neoliberalism, Ablenationalism, and Peripheral Embodiment. Ann Arbor: University of Michigan Press.

(2018). Posthumanist applied linguistics. New York: Routledge.

PENNYCOOK, A. (2007). A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. (Orgs.) Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras.

PENNYCOOK, A.; OTSUJI. E. (2015). Metrolingualism. Language in the city. London, New York: Routledge.

PHILIPS, J. (2006). Agencement/Assemblage. Available at: <http://www.urbanlab.org/articles/Philips%20asse,blages.pdf>. Access on: December 20, 2018.

ROBERTS, T. (2012). From ‘new materialism’ to ‘machinic assemblage’: agency and affect in IKEA. Available at: < https://journals.sagepub.com/doi/10.1068/a44692>. Access on: January 31, 2018, from.

SANTOS, B. de SOUSA. (2018). Para uma nova visão da Europa aprender como sul. In: SANTOS, B. de SOUSA; MENDES, J. M. (Orgs.) Demodiversidade. Imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: autêntica, 2018, p. 51-72.

SOUZA, L. M. T. (2011). Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. Available at: <https://www.researchgate.net/publication/236003625_Para_uma_redefinicao_de_letramento_critico_conflito_e_producao_de_significacao.> Access on: January 19, 2019.

SOUZA, L. M. T. (2005). The ecology of writing among the Kashinawá: Indigenous multimodality in Brazil. In: CANAGARAJAH, S. (Ed.) Reclaiming the local in language policy and practice. Mahwah NJ: Lawrence Erlbaum, pp. 73-95.

TAYLOR, C.; HUGHES, C. (Eds.) (2016). Posthuman research practices in Education. New York: Palgrave Macmillan.

TAYLOR, C. (2016). Edu-crafting a cacophonous ecology: posthumanist research practices for education. In: TAYLOR, C.; HUGHES, C. (Eds.) Posthuman research practices in Education. New York: Palgrave Macmillan, pp. 5- 24.

THORBURN, E. D. (2015). Human-Machinic Assemblages: Technologies, Bodies, and the Recuperation of Social Reproduction in the Crisis Era. Available at: <https://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=4331&context=etd>. Access on: January 13, 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Trabalhos em Linguística Aplicada

Downloads

Não há dados estatísticos.