Banner Portal
Os Jogos Vorazes são uma utopia?
PDF

Palavras-chave

posthumanism
the feminine
dystopia

Como Citar

PEREIRA, Ânderson Martins. Os Jogos Vorazes são uma utopia? : O feminino como uma ponte para o retorno à natureza na distopia contemporânea. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 2, p. 743–758, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655403. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A distopia contemporânea distingue-se dos textos canônicos do gênero, uma vez que problematiza a tecnologia e é permeada pelo pós-humanismo. Esta atualização no gênero distópico possui um subtexto utópico na narrativa. Nela, a utopia só é alcançada por um retorno à natureza; tal conexão entre a humanidade e a natureza só será restaurada pelo feminino que funcionará como uma ponte para uma relação pós-humana entre as espécies. Este trabalho partirá das contribuições de Derrida (1973), Dunja M. Mohr (2007), Rita Terezinha Schmidt (2017) e Cary Wolfe (2009) para analisar a trilogia Jogos Vorazes (2008, 2009, 2010), com o objetivo de discutir epistemologicamente o subtexto utópico. O artigo mostrará que Rue e Katniss criarão um forte vínculo com a natureza, sendo a última personagem feminina responsável por guiar a sociedade a um lugar utópico pós-humano.

PDF

Referências

ALAIMO, Stacy. Exposed: Environmental Politics and Pleasures in Posthuman Times. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016.

ATWOOD, Margaret. In other words: sf and human imagination. New York: Doubleday, 2011.

BACCOLINI, Raffaella( 2004). The Persistence of Hope in Dystopian Science Fiction, PMLA, Florianópolis, vol. 119, No. 3, p. 518-521.

BEAUVOIR, Simone de (1949). The second sex. Translated by: Constance Borde; Sheila Molovany-Chevallier. New York:Vintage books, 2010.

CHODOROW, Nancy. The Reproduction of Mothering: Psychoanalysis and the Sociology of Gender. Los Angeles: University of California Press, 1978.

COLEBROOK, Claire. Death of the PostHuman: Essays on Extinction. Michigan: Open Humanities Press, 2014.

COLLINS, Suzanne. The Hunger Games. 1 ed. New York: Scholastic Press, 2008.

COLLINS, Suzanne. Catching Fire. 1 ed. New York: Scholastic Press, 2009.

COLLINS, Suzanne. Mockingjay. 1 ed. New York: Scholastic Press, 2010.

DAY, Sara K.; GREEN-BARTEET, Miranda A.; MONTZ, Amy L.. Female Rebellion in Young Adult Dystopian Fiction. Burlington: Ashgate Publishing Company, 2014.

DERRIDA, Jacques (1976). Of Grammatology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.

DERRIDA, Jacques. The animal, therefore I am. New York: Fordham University Press, 2008.

GRIFFIN, Susan (1978). Woman and Nature: The Roaring Inside Her. New York: Open Road, 2015.

HANEY, William S. Cyberculture, Cyborgs and Science Fiction: Conciousness and the Posthuman. Nova Your: Rodopi, 2005.

HAYLES, N. Katherine. How We Became Posthuman: Virtual Bodies in Cybernetics, Literature, and Informatics. Chicago: The university of Chicago Press, 1999.

HINTON, Susan E. The outsiders. New York: Viking Press, 1967.

MARKS DE MARQUES, Eduardo (2013). “‘God is a cluster of neurons’: Neo-posthumanism, theocide, theogony and anti-myths of origin in Margaret Atwood’s Oryx and Crake”. Gragoatá, Niterói, n. 35, p. 155-169.

MOHR, Dunja M(2007). “Transgressive Utopian Dystopias: The Postmodern Reappearance of Utopia in the Disguise of Dystopia”. Zeitschriftfür Anglistik und Amerikanistik (ZAA), Vol. 55, No. 1, p. 5-24.

MOHR, Dunja M . (2017). ““Anthropocene Fiction: Narrating the ‘Zero Hour’ in Margaret Atwood’s MaddAddam Trilogy”. In: MATHIS-MOSER, Ursula; CARRIÈRE, Marie (ed.). Writing Beyond the End Times?: The Literatures of Canada and Quebec. Innsbruck: Innsbruck UP, p. 25-46.

PEPPEREL, Robert. The Posthuman Condition Consciousness beyond the brain. Oregon: Intellect Books, 2003.

SARGENT, Lymar Tower. Utopia: A very short introduction. New York: Oxford, 2010.

SCHMIDT, Rita T. Decentramentos/Convergências: Ensaios de Crítica Feminista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017.

WATERS, Brent. From Human to Posthuman: Christian Theology and Technology in a

Postmodern World. Burlington: Ashgate, 2006.

WOLFE, Cary. Animal Rites: American Culture, the Discourse of Species, and Posthumanist Theory. Chicago: The University of Chicago Press, 2003a.

WOLFE, Cary. Before the Law: Humans and Other Animals in a Biopolitical Frame. Chicago: The University of Chicago Press, 2013.

WOLFE, Cary. What is Posthumanism?. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010.

WOLFE, Cary. Zoontologies: the question of the animal. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2003b.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.