Banner Portal
Repensando os letramentos pela perspectiva pós-humanista
PDF

Palavras-chave

Letramentos
Pós-humanismo
Novo Materialismo

Como Citar

RIBAS, Mario Marcio Godoy. Repensando os letramentos pela perspectiva pós-humanista. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 2, p. 612–636, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655577. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O pós-humanismo não apenas convida a repensar a unidade básica de referência para o ser humano e as ciências humanas, como expande o conceito de (prática) social para abranger os seres humanos e os agentes não-humanos interagindo socialmente de forma mais horizontal e simétrica. A pesquisa sobre letramentos, diante dessa nova forma de olhar para o mundo, exige uma nova proposta teórica que supere binarismos usuais nesse campo de estudo tais como digital/analógico e múltiplos/único, entre outros. Portanto, este trabalho objetiva propor uma reflexão sobre o conceito de letramentos como práticas sociais sob uma perspectiva pós-humanista, considerando novas ideias vigentes na literatura sobre pós-humanismo, agência, cognição e subjetividade. Utiliza-se como método a pesquisa bibliográfica, tendo como principais referenciais os trabalhos da filósofa Rosi Braidotti sobre o pós-humanismo crítico, da crítica literária Nancy Hayles sobre a condição pós-humana, da física e teórica feminista Karen Barad acerca do realismo agencial e do linguista aplicado Alastair Pennycook acerca especificamente de sua proposta de uma linguística aplicada pós-humanista. O resultado dessa reflexão teórica indica que uma concepção pós-humanista de letramentos demanda que essas práticas sejam entendidas como práticas materiais-discursivas, isto é, práticas em que matéria e discurso emergem conjuntamente por intra-ação, o que implica um outro olhar para o que seriam os contextos, os sujeitos e os objetos dos letramentos. Por consequência, é também necessário considerar que os significados constitutivos dos letramentos não são isolados em unidades como palavras ou ideias de significantes, mas sim na rede material-discursiva construída por intra-ação.

PDF

Referências

BARAD, K. (2003). Posthumanist Performativity: Toward an Understanding of How Matter Comes to Matter. Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 28, n. 3, p. 801-831.

BARAD, K. (2007). Meeting the universe halfway: Quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham: Duke University Press.

BLACKMAN, L. et al. (2008). Creating Subjectivities. Subjectivity, v. 22, n. 1, p. 1-27.

BRAIDOTTI, R. (2013). The Posthuman. Cambridge: Polity Press.

BRAIDOTTI, R. (2016). Posthuman critical theory. In: BANERJI, D; PARANJABE, M. (Orgs). Critical posthumanism and planetary futures. New Delhi: Springer India.

BUTLER, J. (2013). Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do “pós-modernismo”. Cadernos Pagu, 0(11), 11-42.

BUZATO, M. E. K. (2012). Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 12, n. 4, p. 783-809.

BUZATO, M. E. K. (2013). Mapping Flows of Agency in New Literacies: Self and Social Structure in a Post-social World. In: JUNQUEIRA, E. S.; BUZATO, M. E. K. (Org.). New Literacies, New Agencies? New York: Peter Lang.

BUZATO, M. E. K. (2017). Towards a theoretical mashup for studying posthuman/postsocial ethics. Journal of Information, Communication and Ethics in Society, v. 15, n. 1, p. 74-89.

CEDER, S. (2019). Towards a Posthuman Theory of Educational Relationality. Oxon: Routledge.

CLARKE, J. (2001). A new kind of symmetry: Actor-network theories and the new literacy studies. Studies in the Education of Adults, v. 34, n. 2, p. 107–122.

FERRANDO, F. (2013). Posthumanism, transhumanism, antihumanism, metahumanism, and new materialisms. Existenz, 8(2), pp.26-32.

GOURLAY, L. (2013). Posthuman Literacies? Technologies and Hybrid Identities in Higher Education. In: WARBURTON, S.; HATZIPANAGOS, S. (Org.). Digital Identity and Social Media. IGI Global.

GOURLAY, L. (2015). Posthuman texts: nonhuman actors, mediators and the digital university. Social Semiotics, v. 25, n. 4, p. 484-500.

HARAWAY, D. J. (1991). A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century. In: Simians, cyborgs, and women: the reinvention of nature. New York: Routledge.

HAYLES, N. K. (1999). How we became posthuman: virtual bodies in cybernetics, literature, and informatics. Chicago: The University of Chicago Press.

HAYLES, N. K. (2006). Unfinished Work: From Cyborg to Cognisphere. Theory, Culture & Society, v. 23, n. 7-8, p. 159-166.

HAYLES, N. K. (2011). Wrestling with Transhumanism. In: GRASSIE, W.; HANSELL, G. R. (Org.). H+/-: Transhumanism and its critics. Philadelphia: Metanexus Institute.

HAYLES, N. K. (2012). How we think: digital media and contemporary technogenesis. Chicago; London: The University of Chicago Press.

HAYLES, N. K. (2014). Posthumanism, Technogenesis, and Digital Technologies: A Conversation with Katherine N. Hayles. Entrevistador: Holger Pötzsch. The Fibreculture Journal, v. 23.

HOLBROOK, T.; CANNON, S. O. (2019). Threads and fingerprints: Diffractive Writings and Readings of Place. In: KUBY, C. R.; SPECTOR, K; THIEL, J. J. (Org.). Posthumanism and Literacy Education: Knowing/Becoming/Doing Literacies. New York: Routledge.

HUTCHINS, E. (2000). Cognition in the wild. Cambridge, Mass: MIT Press, 2000.

INTRONA, L. D. (2014). Towards a Post-human Intra-actional Account of Sociomaterial Agency (and Morality). In: KROES, P., VERBEEK, P. P. (Orgs). The Moral Status of Technical Artefacts (Vol. 17, p. 31-53).

KERR, S.; ADAMS, E.; PITTARD, B. (2014). What is Intra-Action? Three Minute Theory. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v0SnstJoEec. Acesso em: 9 jul. 2019.

KLUMBYTE, G. (2018). Extended cognition. In: BRAIDOTTI, R.; HLAVAJOVA, M. (Org.). Posthuman Glossary. London: Bloomsbury.

KUBY, C. R.; SPECTOR, K; THIEL, J. J. (2019). Cuts too Small. In: KUBY, C. R.; SPECTOR, K; THIEL, J. J. (Org.). Posthumanism and Literacy Education: Knowing/Becoming/Doing Literacies. New York: Routledge.

LATOUR, B. (2005). Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford; New York: Oxford University Press.

LEMKE, J. L. (2015). Feeling and Meaning: A Unitary Bio-semiotic Account. In: TRIFONAS, P. PERICLES. (Org.). International handbook of semiotics. Dordrecht: Springer Dordrecht.

LENZ TAGUCHI, H. (2009). Going Beyond the Theory/Practice Divide in Early Childhood Education: Introducing an Intra-Active Pedagogy. New York: Routledge.

MACKINNON, C. A. (1994). Feminism Unmodified: Discourses on Life and Law. Harvard University Press.

MAZZEI, L. A.; JACKSON, A. Y. (2019). Posthuman Literacies in a Minor Language: Expressions-to-come. In: KUBY, C. R.; SPECTOR, K; THIEL, J. J. (Org.) Posthumanism and Literacy Education: Knowing/Becoming/Doing Literacies. New York: Routledge.

MOITA LOPES, L. P. (Org.). (2006). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola.

MORE, M. (2013). The Philosophy of Transhumanism. In: MORE, M.; VITA-MORE, N. (Orgs.). The Transhumanist Reader. Oxford: John Wiley & Sons, Ltd.

PEDERSEN, H. (2016). Education. Critical Posthumanism: Genealogy of the Posthuman. Disponível em: https://criticalposthumanism.net/education/. Acesso em 09 jul. 2019.

PENNYCOOK, A. (2006). Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) (2006) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola.

PENNYCOOK, A. (2016). Posthumanist Applied Linguistics. Applied Linguistics. 39(4):445-61.

PENNYCOOK, A. (2018). Posthumanist Applied Linguistics. New York: Routledge.

PENNYCOOK, A.; OTSUJI, E. (2014). Metrolingual multitasking and spatial repertoires: ‘Pizza mo two minutes coming’. Journal of Sociolinguistics, v. 18, n. 2.

PNUD Brasil. (2019). Desenvolvimento Humano e IDH. Disponível em: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html. Acesso em: 9 jul. 2019.

RAUTIO, P. (2019). Theory That Cats Have About Swift Louseflies: A Distractive Response. In: KUBY, C. R.; SPECTOR, K; THIEL, J. J. (Org.). Posthumanism and Literacy Education: Knowing/Becoming/Doing Literacies. New York: Routledge.

RÜDIGER, F. (2007). Breve história do pós-humanismo: Elementos de genealogia e criticismo. E-compós, v. 8.

SNAZA, N.; WEAVER, J. A. W. (2015). Introduction. In: SNAZA, N.; WEAVER, J. A. W. (org.), Posthumanism and Educational Research. Routledge International Studies in Philosophy of Education. New York: Routledge.

SPECTOR, K.; KIDD, B. G. (2019). The Ungraspable In-Between of Posthuman Literacies. In: KUBY, C. R.; SPECTOR, K; THIEL, J. J. (Org.) Posthumanism and Literacy Education: Knowing/Becoming/Doing Literacies. New York: Routledge.

STREET, B. V. (1984). Literacy in theory and practice. Cambridge; New York: Cambridge University Press. (Cambridge studies in oral and literate culture, 9).

THE NEW LONDON GROUP. (1996). A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-93.

WADE, E. (2018). Emaranhamento quântico: quem está certo Einstein ou Bohr? Medium. Disponível em: https://medium.com/@eltonwade/emaranhamento-qu%C3%A2ntico-quem-est%C3%A1-certo-einstein-ou-bohr-c4b71e89952d. Acesso em: 3 maio 2019.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.