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Identity academic discourse: constructing an insider's Ethos in prose about literature
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BALOCCO, Anna Elizabeth. Identity academic discourse: constructing an insider’s Ethos in prose about literature. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 40, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639349. Acesso em: 18 may. 2024.

Resumen

Os enunciados em primeira pessoa são freqüentemente tidos como "intrusões deselegantes" no discurso acadêmico em língua inglesa. Neste artigo, a atitude prescritiva em relação a convenções discursivas implícita nesta posição é rejeitada. O uso de enunciados em primeira pessoa na prosa acadêmica sobre a literaturas de língua inglesa é discutido do ponto de vista mais amplo das atitudes relativas a valores sociais característicos de determinada comunidade disciplinar, ou associados a certa concepção da natureza do conhecimento científico. O alinhamento a determinada ideologia do conhecimento e a adoção, ou rejeição, de determinados valores disciplinares são tidos, nesta pesquisa, como representando etapas no processo de construção da identidade no discurso acadêmico. Parte do argumento apresentado nesta pesquisa diz respeito à necessidade de se compreender a escrita acadêmica como um processo complexo de construção da identidade, que se dá mediante resposta ao apelo dos diferentes discursos que circulam no ambiente acadêmico em determinada área disciplinar.
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