Resumo
A estrutura discursiva de aulas de língua estrangeira (LE) caracteriza-se pela configuração típica do discurso assimétrico entre professor e aluno, permeada por fatores sociais e psicológicos, e geralmente influenciada pelo gerenciamento do professor, além de pelos interesses e necessidades dos alunos. Com base nessas pressuposições, a pesquisa tratada neste artigo analisou como aspectos lingüísticos-discursivos e sociais influenciam a interação professor-aluno (e também aluno-aluno), indicando relações entre esses fatores e o engajamento discursivo dos alunos nas interações, e implicações para o desenvolvimento da competência oral dos alunos na LE. As bases teóricas da pesquisa remetem a estudos sobre linguagem e interação em sala de aula (Allwright, 1984; Ellis, 1984; Hall & Verplaetse, 2000, entre outros), e às visões de alunos sobre a utilização da língua alvo durante aulas de LE. A investigação foi realizada em cursos de inglês como língua estrangeira (ILE), em uma universidade pública brasileira. Utilizaram-se categorias discrusivas, de bases sócio-pedagógicas (Consolo, 1996; Sinclair & Coulthard, 1975, 1992), para analisarem-se as funções das falas do professor e dos alunos em três classes regulares de Língua Inglesa, todas de turmas de primeiro ano em dois cursos de Letras, e uma classe de um curso livre de ILE para adultos na mesma instituição. Os dados contemplam também as expectativas dos alunos quanto à aprendizagem da língua inglesa, principalmente em relação à competência oral.O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
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