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A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita
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Palavras-chave

Contexto de produção textual. Capacidades de ação. Sequência didática

Como Citar

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 54, n. 1, p. 109–136, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8641523. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento centrada na apropriação instrumental de um gênero de texto – a carta de reclamação – sob as lentes teórico-metodológicas do Interacionisno Sociodiscursivo (ISD). O enfoque centra-se na abordagem do primeiro esquema de utilização do gênero – o contexto de produção textual –, visto sob o ponto de vista do agir linguageiro. Nesse sentido, o conceito de capacidades de ação é tomado como categoria de análise do gênero textual em situação de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. O artigo apresenta dois momentos analíticos: a didatização da capacidade de ação no projeto da sequência didática desenvolvido pela pesquisa de campo; o desenvolvimento dessa capacidade a partir do confronto entre a produção inicial e final da carta de reclamação de um aluno. Os resultados evidenciam a relação entre o produto final da textualidade do aluno e a sistematização didática voltada para esse esquema de utilização do gênero. Palavras-chave: Contexto de produção textual. Capacidades de ação. Sequência didática.
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