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Projeto de engenharia didática: a avaliação de práticas de linguagem em foco
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Palavras-chave

Engenharia didática. Sequências didáticas. Avaliação.

Como Citar

RIBEIRO, Luiz Antônio; SOUZA, Cláudia Mara de; KUBO, Aurélio Takao Vieira. Projeto de engenharia didática: a avaliação de práticas de linguagem em foco. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 57, n. 1, p. 411–441, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8648109. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo fundamenta-se nos pressupostos epistemológicos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD e focaliza o estudo dos gêneros textuais e sua relação com o ensino da língua/linguagem. O objetivo geral é investigar o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos a partir de instrumentos avaliativos aplicados no transcorrer da implementação de um projeto de engenharia didática. A orientação metodológica é a da pesquisa-ação, com vistas a produzir conhecimentos de uso efetivo no nível didático. Os resultados sinalizam o fortalecimento das interações entre professor, alunos e objetos de ensino; participação ativa e dialógica no cumprimento das atividades; e maior autonomia quanto ao funcionamento sociocomunicativo do gênero estudado.

 

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