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Entre o material didático e a promessa: o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras
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Palavras-chave

discurso
novas tecnologias
ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras

Como Citar

GASPARINI, Edmundo Narracci. Entre o material didático e a promessa: o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 2, p. 874–898, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8654496. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa que investigou o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na pesquisa, foram analisados artigos científicos publicados em um periódico online do campo da Linguística Aplicada. Os resultados da análise aqui apresentada indicam que o discurso investigado se constitui na relação com dois outros discursos, quais sejam, o discurso do material didático e o discurso da tecnologia em si. O recorte aqui apresentado indica que é entre a condição de material didático utilizado por professores e alunos e a de garantia de aprendizagem bem-sucedida que as novas tecnologias se constituem no âmbito da teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. No jogo interdiscursivo aqui delineado, o ponto em que as novas tecnologias nos subjetivam, uma vez que fazem parte de uma engrenagem de poder constitutiva do mundo contemporâneo, é objeto de um silenciamento.

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